Semicondutores e diodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

1.1 SEMICONDUTORES

Nos materiais condutores como o cobre e alumínio uma pequena quantidade de energia é necessária para provocar uma corrente de elétrons. Nos materiaisisolantes essa quantidade de energia é muito grande.
Os materiais semicondutores como o silício e o germânio são encontrados na forma de cristais na natureza e passam por um processo chamado dopagem.Essa dopagem tem a finalidade de aumentar a condutibilidade desses materiais através da inserção de impurezas, átomos de outros elementos químicos.
De acordo com o elemento químico utilizado noprocesso de dopagem, são fabricados dois tipos de materiais semicondutores, o tipo “p” e o tipo “n”.Esses materiais em separado não apresentam aplicações comerciais, mas quando eles são dispostos em umamesma planilha formam a chamada “pn” que deu origem a todos os tipos de invenções, desde os diodos transistores e circuitos integrados incluindo os microprocessadores.

1.2 DIODOS

A junção “pn” dáorigem ao diodo cujo símbolo é mostrado a seguir:

1.2.1 Funcionamento do diodo

O diodo conduz corrente elétrica quando está diretamente polarizado, ou seja, a tensão no ânodo é maior que atensão de catodo somada à queda da barreira de potência (0,7v).

A corrente nesse circuito é calculada abaixo:

I=V-0,7R

O diodo é especificado de acordo com a corrente máxima que ela é capaz deconduzir.
A potência no diodo é calculada a seguir:

PD = Vd.I

Quando o diodo está reversamente polarizado (tensão de catodo maior que a tensão de ânodo) ele não conduz corrente significativa.Outro critério para se especificar um diodo é a máxima tensão reversa.
1.2.2 Aproximação do diodo

O diodo tem seu filamento descrito através de 3 diferentes circuitos aproximados como mostrado aseguir:

Curva Corrente Vs Tensão do Diodo:

1.2.3 Circuitos com diodos

Os circuitos retificadores são utilizados para converter a tensão alternativa em contínua, que é aquela empregada nos...
tracking img