SEMENTES

Páginas: 2 (397 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2014
Produção de Sementes

Sementes: Fundamentos Científicos e Tecnológicos

A semente é o veículo que leva ao agricultor todo o potencial genético de uma cultivar com características superiores. Emseu caminho, do melhorista à utilização pelo agricultor, pequenas quantidades de sementes são multiplicadas até que sejam alcançados volumes em escala comercial, no decorrer do qual a qualidade dessassementes está sujeita a uma série de fatores capazes de causarem perda de todo potencial genético. A minimização dessas perdas, com a produção de quantidades adequadas, é o objetivo principal de umprograma de sementes.

Na agricultura tradicional, ainda é comum o agricultor separar parte de sua produção para utilizar na safra seguinte como semente. Além dessa prática, pouca distinção é feitaentre o grão, que se utiliza para alimentação, e a semente utilizada para multiplicação. A agricultura moderna, porém, requer a multiplicação e disseminação rápida e eficaz das cultivares melhoradas,tão logo sejam criadas.

Novas cultivares melhoradas só se tornam insumos agrícolas quando suas sementes de alta qualidade estão disponíveis aos agricultores e são por eles semeadas. A justificativa deum programa de sementes é, portanto, a extensão do comportamento varietal superior demonstrado por uma cultivar em ensaios regionais. Convém lembrar que sementes de alta qualidade, utilizadas compráticas culturais inadequadas, não terão condições de corresponder ao esperado e, fatalmente, levarão ao insucesso.

Os benefícios de um programa de sementes que produz e distribui sementes de altaqualidade de cultivares melhoradas incluem: a) aumento de produção e produtividade; b) utilização mais eficiente de fertilizantes, irrigação e pesticidas, devido a maior uniformidade de emergência evigor das plântulas; c) reposição periódica mais rápida e eficiente das cultivares por outras de qualidade superior; d) menores problemas com plantas daninhas, doenças e pragas do solo.

Outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sementes
  • semente
  • SEMENTES
  • sementes
  • sementes
  • sementes
  • sementes
  • A Semente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!