Semana de arte moderna: pinturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Renovações na Pintura

No alto do Teatro Municipal de São Paulo, aconteceu a exposição de artes plásticas, apesar de os artistas não terem ainda desenvolvido um estilo próprio, ali estava o embriãode uma arte nova. A semana foi, antes de mais nada, uma declaração de princípios, abrindo para pintura novas possibilidades que seriam desenvolvidas durante a década de 20. Na fase heroica doModernismo Brasileiro, período de maior confronto com o Academismo, diversos artistas se sobressaem, colocando em prática princípios baseado na utilização de uma linguagem internacional, mas também sepreocupam com a temática nacional. Estes artistas foram Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Lasar Segall.

Anita Malfatti

Anita Malfatti foi uma importante e famosa artistaplástica (pintora e desenhista) brasileira. Nasceu em São Paulo e faleceu na mesma cidade. Nasceu com atrofia no braço e na mão direita. Estudou pintura em escolas de arte na Alemanha e nos Estados Unidos.Em sua passagem pela Alemanha entrou em contato com o expressionismo, que a influenciou muito. Já nos Estados Unidos teve contato com o movimento modernista. Em tal artigo Monteiro Lobato critica aexposição de Anita Malfatti durante a Semana de Arte Moderna. Embora demonstrasse profundo desgosto pela nova estética que propunham os modernistas, o escritor não deixa de reconhecer as qualidades daartista. Na Semana de Arte Moderna trabalhou o “sentimento”. As pinturas de Anita são trajadas de fortes sentimentos, onde os personagens são banhados de cores fortes, muitas vezes levementedistorcidos. Expressava seu tempo todo, uma gama de aprendizado com muita liberdade e singularidade.

Emiliano Di Cavalcanti

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, nasceu em 06 de setembro de1897, foi um pintor, desenhista, ilustrador e caricaturista brasileiro. Obriga-se a trabalhar e faz ilustrações para a revista Fon-Fon, quando começou a pintar por influência do art - nouveau. Foi...
tracking img