Selic e setip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE JOAQUIM NABUCO
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO




















SELIC x CETIP




























Paulista/2012

JULIANA PEREIRADA SILVA

KALLINE KAREN DE SOUSA











SELIC x CETIP









Trabalho apresentado como requisito para nota parcial da primeira avaliação dadisciplina Mercado Financeiro e capitais, da Turma NA- 6º Período do curso de graduação em Administração, da Faculdade Joaquim Nabuco, solicitado pelo Profº Msc. Nilson Ximenes.Paulista/2012

SELIC X CETIP



O SELIC

Sistema Especial de Liquidação e Custódia foram formalmente criado em 22 de outubro de 1979 para organizar a troca física de papéis da dívida eviabilizar uma alternativa à liquidação financeira por meio de cheques do Banco do Brasil, que implicava em risco elevado. Com isso, a liquidação financeira das operações passou a ser feita pelo resultadolíquido ao final do dia diretamente na conta Reservas Bancária. Sendo ele o depositário central dos títulos da dívida pública federal interna emitida pelo Tesouro Nacional e Banco Central. O Sistema tambémrecebe os registros das negociações no mercado secundário e promove a respectiva liquidação, contando ainda com módulos complementares por meio dos quais são efetuados os leilões de títulos peloTesouro Nacional ou pelo Banco Central.

A Taxa Referencial SELIC é uma taxa de juros fixada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil que remunera os investidores no negóciode compra e venda de títulos públicos. Ela é obtida mediante cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras. A partir de 1995 a Taxa Referencial Selic passou a serutilizada para atualizar o recolhimento em atraso de tributos e contribuições federais. Por isso ela incide no pagamento das quotas mensais do Imposto de Renda Pessoa Física.


Características...
tracking img