Sel330 Lab 5 MCC P02 2014 Versao2

776 palavras 4 páginas
SEL330 – LABORATÓRIO DE CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA

PRÁTICA #5–MÁQUINAS DE CORRENTE CONTÍNUA – PARTE 2

CARACTERÍSTICAS DE TORQUE E VELOCIDADE DO MOTOR CC

Professores:Eduardo Nobuhiro Asada, Elmer Pablo Tito Cari, José Carlos de Melo Vieira Junior, Luís Fernando Costa Alberto.

OBJETIVOS

Os objetivos desta aula se resumem nos seguintes itens:
Estudar experimentalmente o funcionamento do motor de corrente contínua em carga;
Verificar experimentalmente as possibilidades de controle de velocidade de um motor de corrente contínua em excitação independente;
Obter experimentalmente e aplicar as curvas características de torque versus velocidade e torque versus corrente de armadura do motor de corrente contínua

PROBLEMA
O motor de corrente contínua (MCC)tem como uma característica importante a versatilidade quanto ao controle de velocidade. Algumas aplicações requerem que a velocidade seja mantida constante independente da variação da carga mecânica; outras aplicações requerem que a velocidade seja controlada dentro de uma larga faixa de valores. Uma maneira eficiente de avaliar a aplicação do motor CC a uma determinada atividade é conhecendo a relação entre torque e velocidade, e entre torque e corrente da armadura. Neste contexto e utilizando o conjunto de máquinas disponível no laboratório, pede-se para resolver o seguinte problema (considerando o MCC configurado com excitação independente):
a. Determinea velocidade e o torque desenvolvido pelo MCC se ele opera com 25% e 75% de sua corrente nominal de armadura (Ia), considerando a corrente de campo (If) igual a 190mA e a tensão terminal (Vt) igual a 220V.
b. A partir da condição de tensão terminal igual a 220V, determine a velocidade do MCC quando se aumenta a corrente de campo do MCC em 15% (em relação ao valor do item a), mantendo-se o torque constante igual ao valor obtido no item a para 75% da corrente nominal.
c. A partir da condição de corrente de campo igual 190mA, determine a velocidade quando

Relacionados