Seja forte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Crianças: privação da sesta é «tortura»
Os mais pequenos devem dormir à tarde até à idade que sentirem necessidade, defendem especialistas

Impor uma idade limite para as crianças deixarem dedormir a sesta no jardim-de-infância é uma prática comum em Portugal, mas os pediatras avisam que a imposição pode representar uma «tortura» para os mais pequenos. Especialistas ouvidos pela TVI afirmamque dormir durante o dia é essencial para o bem-estar e desenvolvimento das crianças.
«As famílias cada vez mais têm necessidade de levantar as crianças muito cedo, para não chegarem tarde aosempregos. Nós verificamos que as crianças mesmo crescidas costumam estar 11 horas nos colégios. As crianças nestas idades têm necessidade absoluta de dormir entre 11 a 13 horas», afirma Conceição Delgado,directora pedagógica colégio «Giz mágico», em Lisboa.
Diana Ferreira, psicóloga educacional no mesmo colégio, refere que a sesta «não é a parte do dia de que as crianças gostam mais». «De manhã é fácilnotar quando eles chegam aqui e estão com sono, por isso eles facilmente adormecem. Depois do almoço eles acabam por adormecer e já têm essa rotina. Tal como a alimentação, no sono nós tambémtentamos encontrar rotinas», acrescenta.
Para muitos pais subsistem dúvidas. Por exemplo, até que idade é que os filhos devem dormir a sesta?
«A resposta mais simples é até à idade que precisam dormir asesta. E se na escola primária, a partir dos seis anos já é difícil arranjar soluções, pelo menos durante o jardim-de-infância devia haver a possibilidade de dormir a sesta», explica o pediatra MárioCordeiro.
Mas a realidade da maioria dos colégios privados é bem diferente da grande parte das escolas públicas, onde o tempo dedicado ao sono não faz parte da rotina de muitas. Mário Cordeiro garanteque é um erro grave.
«Quando os pais as vão buscar as crianças estão completamente esbodegadas. Fazem mais birras, sobretudo na hora do regresso a casa em que os pais estão cheios de saudades, é...
tracking img