Sei la

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dia da Bandeira aplica-se a duas situações. Numa ocasião é o dia em que uma região, normalmente uma nação, escolhe para hastear a sua bandeira, noutra é o dia dedicado àcelebração de uma data histórica que tenha a ver com a bandeira (ex: criação ou adopção da bandeira).
Os Dias da Bandeira são regulados pelas instituiçõesgovernamentais dos países em que vigorarem, podendo um decreto emitido pelo chefe de estado determinar um Dia da Bandeira. As indicações de onde e como a bandeira deve ser hasteadapode ser transmitida por Decreto-Lei.
No Brasil, a comemoração ocorre todos os anos no dia 19 de novembro, pois essa foi a data de instituição da bandeira nacionalrepublicana, no ano de 1889. Nessa data ocorrem comemorações cívicas, normalmente acompanhadas do canto do Hino à Bandeira. A bandeira foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 denovembro de 1889. Esse decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do governo provisório.
Ao meio-dia (12h00) do Dia da Bandeira (19 de novembro), as bandeirasinservíveis (rasgadas, descoloridas, etc.) devem ser incineradas em Cerimonial Peculiar.[1]
Por ocasião da implantação da República Portuguesa e após a decisão dealteração das cores da bandeira nacional portuguesa, por uma comissão governamental criada para o efeito em 15 de Outubro de 1910, esta foi apresentada oficialmente para todo opaís a 1 de Dezembro de 1910, junto do Monumento aos Restauradores, em Lisboa, por ocasião dos 270 anos da Restauração da Independência. Este dia já havia sido declaradopelo governo como o "Dia da Bandeira" (que actualmente não é comemorado). Além disso esse dia passou a ser feriado nacional[2] até ao ano de 2011, pela última vez.
tracking img