Ecoturismo no parque das trilhas em guaramiranga - ceará

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
CURSO SUPERIOR DE TURISMO
DISCIPLINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA
PROFESSORA VANDA BORGES

PROJETO DE MONOGRAFIA
A PRÁTICA DO ECOTURISMO NO PARQUE DAS TRILHAS EM GUARAMIRANGA

Nelson Henrique de Araújo

Fortaleza – CE
2012
NELSON HENRIQUE DE ARAÚJO

A PRÁTICA DO ECOTURISMO NO PARQUE DAS TRILHAS EM GUARAMIRANGAProjeto de Pesquisa apresentado ao Curso Superior de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), como requisito para conclusão da disciplina de Elaboração de Projeto de Pesquisa

Orientadora: Professora Doutora Vanda Borges.

Fortaleza – CE
2012
SUMÁRIO

1. TEMA 04

2. OBJETIVOS 04
2.1 Objetivo Geral 04
2.2 Objetivos Específicos 04

3.JUSTIFICATIVA 04

4. PROBLEMATIZAÇÃO 04

5. HIPÓTESE BÁSICA 05

6. METODOLOGIA 05

7. REFERENCIAL TEÓRICO 06
7.1 Conceitos e Definições 08
7.1.1 Ecologia 08
7.1.2 Sustentabilidade 09
7.1.3 Educação Ambiental 09
7.1.4 Ecoturismo 10
7.1.5 Turismo Sustentável 11
7.2 Turismo Ecológico no Brasil 12

8. PARQUE DAS TRILHAS- GUARAMIRANGA 13

9. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 1310. REFERÊNCIAS 14

1. TEMA
A prática do ecoturismo no Parque das Trilhas em Guaramiranga

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

* Descrever o conceito de um desenvolvimento sustentável aplicado a prática do ecoturismo como forma de reduzir impactos e usufruir de maneira positiva das riquezas naturais do planeta.

2.2 Objetivos Específicos
E para assegurar o alcance doobjetivo geral foram constituídos os seguintes objetivos específicos:

* Investigar a prática de ecoturismo;
* Identificar a importância da educação ambiental voltada para a preservação e conservação do Parque das Trilhas em Guaramiranga;
* Analisar o ecoturismo no Parque das Trilhas em Guaramiranga
3. JUSTIFICATIVA
O objetivo deste projeto é identificar eavaliar a prática do Ecoturismo no Parque das Trilhas, no que se refere à interação que ocorre entre homem e natureza, fazendo com que este se sinta parte formadora do ecossistema, possibilitando o despertar de uma consciência ambiental no sentido de conhecer o ambiente natural no qual está inserido.

4. PROBLEMATIZAÇÃO
Levanta-se a seguinte questão: Como realizar o turismo e as atividadesligadas ao meio ambiente visando uma educação ambiental e tendo sempre a sustentabilidade em foco?
5. HIPÓTESE BÁSICA

Os promotores das atividades turísticas se utilizam dos recursos naturais para o desenvolvimento de práticas a serem ofertadas aos turistas. Isso possibilita uma maior aproximação do turista com a natureza e, assim, um despertar de uma consciência ambiental no sentido deconhecer mais seu ambiente natural.
A percepção de que a degradação do meio ambiente já está causando graves problemas ao planeta teve efeito mundial. Atualmente, já se tem grandes avanços em relação à conscientização ambiental de um modo geral. O termo qualidade ambiental passou a fazer parte do cotidiano das pessoas num mundo inteiro.

6. METODOLOGIA

Pretende-se fazer um estudo de casoNo Parque das Trilhas em Guaramiranga, o mesmo foi escolhido devido aos serviços que oferece e pelo mesmo ser destaque no âmbito da prática do ecoturismo. Destaque esse evidenciado por vários meios de comunicação e publicações que citaram e que, inclusive, foram até o Parque para usufruir de seus serviços. Pode-se destacar o “Guia 4 rodas” da editora Abril que classificou o Parque como a atraçãomais visitada de Guaramiranga, o livro “1000 Lugares Fantásticos no Brasil” do jornalista Zeca Camargo que citou o Parque como o lugar mais fantástico da cidade e os diversos meios de comunicação de diferentes emissoras que já foram até lá fazer reportagens, sendo a maioria para telejornais de cobertura nacional, o que evidencia o destaque do parque para a prática do ecoturismo.
A pesquisa...
tracking img