Sei la o que

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Professor (a): Jairo Roque Disciplina: Literatura

Nº:

Ano : 1º A

Data:

Orientações: Leia com atenção. Grife sua cópia, de maneira que os pontos principais se fixem em sua memória.

Gênero lírico
Dizemos que um texto pertence ao gênero lírico quando nele predomina a expressão do eu. Esse eu que fala no texto projeta seu mundo interior, expressando seus sentimentos, desejos eemoções. Portanto, no texto lírico, que pode ser escrito em prosa ou verso, ocorre a manifestação plena de uma individualidade. Eis um exemplo de texto lírico em verso:

Soneto de fidelidade
Vinicius de Moraes
De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E emseu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure. Vinicius de Moraes, "Antologia Poética", Editora do Autor, Riode Janeiro, 1960, pág. 96.

O texto não apresenta um relato de ações encadeadas no tempo, nem conta uma história. O objetivo do poeta é fala de seu mundo interior, numa espécie de monólogo. Nele, o autor cria um eu que expressa sentimentos íntimos. Embora o amor seja um dos temais mais freqüentes, o texto lírico pode falar da angústia da vida, da dor da morte, do prazer de viver, da indignaçãodiante de uma injustiça social etc. O que importa considerar é a postura de quem escreveu. Se é filtrado pela emoção do autor e traz a expressão da subjetividade, trata-se de um texto lírico. É o caso desta canção de Gilberto Gil:

Se eu quiser falar com Deus

“.........................
Se eu quiser falar com Deus Tenho que aceitar a dor Tenho que comer o pão Que o diabo amassou Tenho quevirar um cão Tenho que lamber o chão Dos palácios, dos castelos Suntuosos do meu sonho Tenho que me ver tristonho Tenho que me achar medonho E apesar de um mal tamanho Alegrar meu coração. .............................................” In: Literatura comentada. São Paulo: Abril, 1982.

Assim como não devemos confundir o narrador de um texto com a pessoa do escritor, não devemos confundir o “eu” quefala em um poema com a pessoa que o escreveu. Para marcar bem essa diferença, o “eu” do texto costuma ser designado com as expressões “eu lírico” e “eu poético”. Mas isso varia muito mesmo entre os críticos literários, que nem sempre usam essas expressões. O importante é que você tenha consciência dessa distinção. O gênero lírico apresenta-se, de modo especial, em versos (soneto, ode, elegia,balada, madrigal, sátira, epitalâmio, etc). Ode: tem sua origem na poesia clássica grega. É uma poesia entusiástica, de exaltação. hino: ligada à estrutura da ode, é uma poesia de louvor à pátria ou às divindades. elegia: poema lírico de tom quase sempre terno e triste. madrigal: constitui um dos gêneros mais importantes da música profana italiana. epitalâmio: canto ou poema nupcial.

Gênerodramático
Em nossos dias, a palavra drama é muito usada para uma situação comovente, que envolve sofrimento ou aflição. Dizemos “o drama das crianças abandonadas”, “o drama dos semterra”, “o drama das vítimas das guerras”. Em sua origem, porém, a palavra drama, que vem do grego drama, significava “ação” e era usada com relação a arte teatral. E é isto que caracteriza o gênero dramático  o fato deapresentar a encenação de um texto. No espetáculo teatral, raramente há um narrador como num romance ou conto. São os atores que tomam a palavra e se apresentam diante dos espectadores, interpretando as personagens e fazendo evoluir a história.

Formas de expressão dramática
a tragédia: de origem clássica, seu objetivo principal era inspirar medo e compaixão aos que a
assistiam, através da...
tracking img