Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segurança Alimentar – Ações de Vigilância Sanitária

Noções de higiene na manipulação de alimentos

As práticas de higiene são fundamentais em um serviço de alimentação e nutrição. Elas garantem uma alimentação saudável, livre de microorganismos que podem causar doenças. Nós não vemos os microorganismos, mas eles estão presentes no nosso dia a dia e podem ser encontrados nos: alimentos,água, ar, boca, mãos, cabelos, etc. Estes microorganismos só podem ser observados através de um microscópio.

Como não vemos os microorganismos, mas sabemos que estão presentes em todo lugar e podem ser perigosos para nossa saúde, é fundamental que a higiene pessoal, do local de trabalho, dos alimentos e dos utensílios e equipamentos seja realizada rigorosamente.


Pré Preparo

Esta etapa émuito importante porque a contaminação do alimento pode ocorrer antes mesmo de seu preparo ou durante a preparação.

A higienização correta, a escolha e corte, dentre outras operações que preparam para o cozimento, são fatores que devem ser observados.

A seguir é descrito o passo a passo para um preparo seguro do alimento:
- conhecer as preparações para a prática adequada do pré-preparo;
-examinar a qualidade e quantidade dos gêneros a serem utilizados;
- no caso de gêneros alimentícios congelados, evitar o descongelamento em temperatura ambiente, o que pode causar a proliferação de microorganismos;
- descongelar na véspera em refrigerador. Não descongelar alimentos sob água corrente, de molho ou em água quente;
- verificar se os produtos congelados mantêm a qualidade apóso degelo;
- separar e lavar todos os utensílios que serão utilizados e verificar se os equipamentos estão funcionando;
- realizar cada tarefa em espaço físico apropriado, higienizando e desinfetando bancadas e utensílios sempre que utilizar tipos diferentes de alimentos (crus, cozidos ou servidos “in natura”) . Isso evita a contaminação cruzada, ou seja, que o microorganismo de um alimento,caso tenha, possa contaminar o outro;
- após a manipulação (limpeza, corte, tempero), o alimento deve permanecer em temperatura ambiente o menor tempo possível até a cocção ou distribuição;
-evitar o uso de materiais de madeira ou usar somente até que comece a ficar escurecido ou até soltar farpas. Estes materiais são mais porosos, o que favorece a contaminação dos alimentos;
- manipular osalimentos sobre recipientes adequados preferencialmente placas de polietileno identificadas por marcas coloridas (verde para temperos, hortaliças e frutas; vermelha para carne bovina, vísceras e frango; azul para carnes pré-cozidas);
- usar facas de aço inoxidável para descascar os alimentos;
- higienizar os gêneros alimentícios, de acordo com as características de cada um;
- lavar em água corrente,com sabão, as embalagens impermeáveis e as latas antes de abri-las;
- evitar o pré-preparo de véspera. Nos casos em que for inevitável, armazenar os gêneros em recipientes com tampa, em refrigerador, o menor tempo possível.

Tomando estes cuidados é possível reduzir drasticamente a possibilidade de contaminação dos alimentos, durante seu preparo.


Higiene do local de trabalho

Além doscuidados que são necessários durante o preparo do alimento e mesmo antes do preparo, é fundamental observar a qualidade do ambiente que será utilizado como local de trabalho do manipulador destes alimentos.

Além da higienização da área da cozinha, do refeitório e da despensa, o manipulador de alimentos também deve estar alerta para questões do ambiente e comunicar aos responsáveis, qualquerirregularidade.

É preciso destacar alguns cuidados, que podem ser decisivos para garantir a segurança do alimento a ser preparado, como o armazenamento e destino do lixo.

O armazenamento e destino do lixo na cozinha deve ter o seguinte tratamento: os recipientes devem ser de plástico, em tamanhos pequenos (para que a troca seja realizada várias vezes ao dia), forrados com saco plástico e devem...
tracking img