Segmentacao de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Larissa Mannrich
Prof. Claudia Gomes Carvalho
Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
Administração
13/04/2012

RESUMO
Uma das formas de entendermos melhor sobre segmentação de mercado é diferenciar os aspectos que podem ser segmentados de varias formas, e de identificar separadamente cada um. Os vários níveis de segmentação de mercado representam o esforço dasempresas para o aumento da precisão de alvo. Existem também as bases que são importantes para analisar as características do consumidor, após essa analise observa-se as necessidades ou respostas de produtos definidos, após a identificação avalia-se os vários segmentos e depois se decide quantos e quais darão certo. Analisando e utilizando métodos avaliativos a empresa consegue identificar o alvo,atendendo de forma ampla os consumidores.

Palavras-chave: Analise. Consumidor. Mercado.

1 INTRODUÇÃO
Um importante alvo do marketing é a segmentação de mercado que hoje cresce devido a grande competitividade e concorrências entre empresas e empresários, uma das formas adequadas de distinguir qual será a melhor segmentação é avaliar e selecionar os melhores pontos. As segmentações sãodivididas em vários níveis, cada um se adéqua de forma diferenciada a um tipo de consumidor, cliente ou local. Após as varias fases de segmentos deve ser escolhido o segmento mais interessante e aplicado na empresa de forma a atingir todo o publico alvo, e adequar-se as necessidades encontradas para que o cliente possa estar satisfeito e as empresas devem escolher mercados alvos de forma socialmenteresponsável.


2 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO DE CLIENTES

Uma ferramenta indispensável para que uma empresa adquira o sucesso de mercado é o conhecimento e se torna mais fácil devido as informações que profissionalizam as áreas de relacionamento com os clientes. Devido a grande concorrência em qualquer tipo de organização, o diferencial está no tipo de relação que a empresa tem com o cliente.Considera-se as características individuais dos clientes valorizando cada uma separadamente.

Os compradores industriais podem estar procurando pacotes de benefícios diferentes. Robertson e Barich identificaram três segmentos industriais baseados em seu estagio no processo de decisão de compra: Clientes potenciais, Clientes novos e Clientes sofisticados. (KOTLER,PHILIP, 1998, p 241).

ACompanhia Energética de Minas Gerais – CEMIG tem como objetivo diversificar a sua atuação, aproveitando de diferentes formas de energias, visando suprir o seu mercado consumidor atendendo assim de forma adequada e objetiva seu clientes.

3. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO TURÍSTICO

Devido a mudanças globais observadas e ao crescimento de uma alta demanda de turistas e individualidade, surge uma nova realidadede segmento.

O homem será mais feminino, a mulher mais masculina e, juntos, mais humanos e mais
cósmicos, cada um, na sua diferença, aparecendo como parábola do Mistério e lugar de
realização e de revelação de Deus dentro da nossa história (BOFF e MURARO, 2002, p.286).

A melhor forma de estudar o mercado turístico é através da observação e produção de produtos específicos para cadacliente, e através da pesquisa melhorar e possibilitar lucro e bom atendimento, alcançando o sucesso qualitativo e quantitativo na empresa.
Os segmentos de mercado se dividem em outros grupos, formando uma rede de oportunidades e possibilidades e segundo Ignarra (2001, p. 820): “Quando o segmento de mercado é bem definido e atinge um público específico e existem poucas empresas especializadas nestetipo de turismo damos nome de nicho de mercado”.

As empresas que praticam marketing de nicho entendem tão bem as necessidades de seu clientes que eles concordam em pagar um preço Premium. A Ferrari cobra um preço alto pelos seus carros porque os clientes fiéis acham que nenhum outro automóvel é capaz de oferecer tantos benefícios de produto, serviço e mercado. (KOTLER, PHILIP 2000, p 279)....
tracking img