Sistemas de suporte gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autor:
Fernanda M. Mourão
fer_valo@hotmail.com
R.A: 0901341049

Disciplina:
Sistema de Informações Gerenciais

Professor:
Edgar Caldeira da Cruz

























CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
Curso de Administração – 7ª Semestre – 2012


Sistemas de suporte gerencial

ResuMO

A tecnologia hoje cresce constantemente, efacilita a tomada de decisões com seus relatórios cada vez mais específicos e claros. Gerentes conseguem atingir suas metas, executando seu trabalho da melhor forma na empresa, com a ajuda desses sistemas de informações, que se resumem em três sistemas: sistemas de informações gerenciais (SIG), sistemas de informações de suporte (SSD) e os sistemas de suporte executivo (SSE). Um sistema interessantesão os sistemas especialistas, que faz parte da Inteligência Artificial e que representa a última evolução para as tomadas de decisões, onde modelam o conhecimento humano e tomam as decisões, às vezes até melhor que os humanos.

Palavras-Chave: Sistemas de informação; Gerentes; Inteligência Artificial; Sistemas Especialistas.
Introdução
A tecnologia de informação cresce a cada dia quepassa, e facilita a vida das empresas e principalmente dos gerentes, dando suporte cada vez melhores.
Os sistemas de informação têm por objetivo gerar informações para a tomada de decisões, os dados são coletados, processados e transformados em informação. Sistemas de informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo),disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.
As empresas precisam estar preparadas para lidar com os problemas internos e externos do ambiente em que estão inseridas, para tanto buscam no desenvolvimento de sistemas de informações suporte para a resolução desses problemas. A razão mais forte pelas quais as empresas constroem os sistemas, então, é pararesolver problemas organizacionais e para reagir a uma mudança no ambiente.
Os sistemas de informação objetivam a resolução de problemas organizacionais internos, e a consequente preparação para enfrentar as tendências da crescente competitividade de mercado.
Hoje existem três tipos de sistemas de suporte gerencial: sistemas de informações gerenciais, sistemas de suporte à decisão esistemas de suporte executivo, que são usados de acordo com a hierarquia da empresa.






























Desenvolvimento
De acordo com Henri Fayol (1841-1925), gerenciar pode ser definido como o esforço para alcançar as metas da empresa por meio de planejamento, organização, liderança e controle.
Os gerentes, responsáveis por coordenartrabalhadores, ás vezes, ‘muitos’ trabalhadores com intuito de atingir as metas da empresa, estão se adaptando cada vez mais aos sistemas de informações.
Esses sistemas de informações gerenciais, com sua tecnologia, buscam oferecer um suporte ao gerenciamento de uma empresa.
Existem três tipos gerais de sistemas de suporte gerencial: sistemas de informações gerenciais, sistemas de suporteà decisão e sistemas de suporte executivo. Cada um deles apresenta características de suporte gerencial e se enquadra em determinada hierarquia da empresa.
- Sistemas de informações gerenciais (SIG): oferecem relatórios resumidos de rotina sobre o desempenho da empresa. São utilizados para monitorar e controlar a empresa e prever o futuro desempenho.
- Sistemas de suporte àdecisão (SSD): são sistemas interativos sob controle do usuário e que oferecem dados e modelos para solução de problemas semi-estruturados, que é aquele no qual somente partes dos problemas possuem uma resposta definida fornecida por uma metodologia aceita.
Geralmente os SIGs e os SSDs são voltados para operações do dia-a-dia.
- Sistemas de suporte executivo (SSE): geralmente dão...
tracking img