seg.III

15009 palavras 61 páginas
NR-9
PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

Professor: ______________________________________________
Revisão Inicial

CONHECENDO OS RISCOS:

Taxionomia dos tipos de riscos empresariais

A legislação obriga a todos os empregadores, informar pormenorizadamente todos os riscos a que os trabalhadores estão expostos durante sua jornada de trabalho, ao executarem suas atividades, e que prejuízos os mesmos podem causar à sua saúde.

Tais riscos devem ser identificados, avaliados e divulgados nos setores da empresa, pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, o que a NR 05 define como MAPA DE RISCOS.

Riscos ambientais são os riscos presentes no ambiente de trabalho que por sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, podem causar danos à saúde do trabalhador. Eles são agrupados conforme suas características em:

Riscos Físicos - são diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como infra-som e ultra-som.

Riscos Químicos - são as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

Riscos Biológicos - são as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

LIMITE DE TOLERÂNCIA: entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.

NÍVEL DE AÇÃO: considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a

Relacionados

  • Exames laboratoriais
    10294 palavras | 42 páginas