See your daily horoscope

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como é produzido o etanol?
O etanol é produzido nas usinas através de algumas matérias primas, a principal e mais usada é a cana-de-açúcar. Etanol é um biocombustível, não necessita de petróleo,mas o etanol sempre esteve em segundo plano, pois há grande facilidade na extração e havia uma enorme quantidade mundial de petróleo.
Devido a falta de petróleo atualmente, e também o aquecimentoglobal, o etanol passou a ser mais utilizado, mas nem todo biocombustível é uma boa alternativa para o nosso planeta, porque dependendo de sua matéria prima, pode emitir mais gases poluentes do que aprópria queima de combustível fóssil. O Brasil tem vantagem em relação à produção de etanol, pois a matéria prima usada é a cana-de-açúcar, pois provoca um menor impacto ambiental e há maior produçãorelacionada às outras matérias primas.

Processo de produção do etanol

De início a cana é colhida e chega ás usinas transportadas por caminhões e descarregada por esteirasrolantes, em seguida a cana passa pela lavagem para retirar a terra e outras impurezas. Depois de passar pelo processo de lavagem a cana é cortada em pequenos pedaços para facilitar a moagem (o processo demoer a cana para extrair o líquido). A cana picada passa por baixo de um imã, para retirar os componentes metálicos que possam danificar as máquinas. Em seguida a cana é esmagada por rolostrituradores, assim 70% da cana vira caldo, no qual se encontra o açúcar de onde é extraído o etanol.
O caldo da cana é peneirado e colocado em um tanque para retirar as impurezas que ainda estão presentes,como pedacinhos do bagaço e areia, estas impurezas vão para o fundo do tanque, formando um lodo que serve como adubo. Quando o caldo extraído da cana está bem limpo, ele é denominado caldo clarificado,ele é aquecido para ficar livre das ultimas impurezas, depois levado para as chamadas dornas, grandes tanques onde o caldo é misturado com um fermento específico. Este fermento tem micro-organismos...
tracking img