Sebrae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O SEBRAE da apoio para às micro e pequenas empresas, privada e não possui fins lucrativos, sendo assim a sua missão é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável do empreendimento de micro e pequeno porte, atualmente houve um crescimento considerável, na criação de micro e pequenas empresas, pela facilidade burocrática.

2. SEBRAE

O SEBRAE foicriado em 1972 e era vinculado ao Governo Federal, denominado Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Cebrae). Em 1990, o SEBRAE se tornou um serviço social autônomo, denominado Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE.
Formalmente, é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada pela Lei nº 8.029, de 12 de abril de 1990, regulamentada pelo Decretonº 99.570, de 9 de outubro de 1990, posteriormente, alterada pela Lei nº 8.154, de 28 de dezembro de 1990.
O SEBRAE-SP tem seu conselho administrativo representado por integrantes da iniciativa privada e do setor público. Com isso o SEBRAE busca sintonizar as ações que visam estimular e promover as empresas de micro e pequeno porte com as políticas e práticas de desenvolvimento econômico esocial.
É uma instituição que prepara micros e pequenos empresários a obterem condições necessárias para o crescimento e acompanhamento do ritmo de uma economia competitiva.

3. OS RECURSOS DO SEBRAE

A maior parte dos recursos do SEBRAE-SP originam se da contribuição compulsória de 0,3% e 0,6% calculada sobre o total da folha de salários das empresas.

3.1 Como sãoutilizados esses recursos?

Toda a atuação da entidade é focada na busca do aumento da competitividade da micro e pequena empresa. Isso significa levar aos negócios de menor porte os benefícios da gestão empresarial, através do acesso à informação, à tecnologia e às metodologias gerenciais, de produção, qualidade e comercialização, entre outras.
Ao lado de ações de apoio aoempreendedorismo, formação de incubadoras de empresas, arranjos produtivos locais, desenvolvimento tecnológico, do turismo, do artesanato, da agricultura entre outros, o SEBRAE-SP realiza diariamente consultorias, palestras e cursos.
Essa atuação desperta grande interesse nos empreendedores que encontram no SEBRAE-SP, as soluções adequadas. Desta forma, o grande desafio do SEBRAE-SP, assim como detodo o sistema, é agir para difundir a cultura empreendedora e fortalecer as micros e pequenas empresas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.

4. O SEBRAE-SP

As ações de Políticas Públicas realizadas pelo SEBRAE-SP, buscam promover o desenvolvimento, a sustentabilidade e o incentivo à formalização dos pequenos negócios, à redução e à racionalização da cargatributária e da burocracia incidente sobre as micro e pequenas empresas, bem como no que diz respeito à atuação de forma prioritária em ações coletivas.
A principal missão do SEBRAE-SP é alcançar o maior número de pequenos empreendedores, não importando onde ele está. O SEBRAE-SP tem foco nas peculiaridades, necessidades e diferenças de cada região e busca contribuir para na melhorar devida de comunidades em todo o Estado de São Paulo.
Em seus Escritórios Regionais, os Pontos de Atendimento (PA) e os Postos de Atendimento ao Empreendedor (PAE), que são as redes físicas de atendimento, e são responsáveis por representar a organização, o SEBRAE-SP garante grande atuação em todo o Estado, estimulando e criando de um ambiente favorável à proliferação e fortalecendo as micro epequenas empresas, desenvolvendo projetos e ações que prestam atendimento a todo público.

O SEBRAE-SP tem como missão "desenvolver e consolidar a força empreendedora paulista voltada para o segmento dos pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento de São Paulo e do país". Em todo o Estado de São Paulo existem 645 municípios que são potenciais para o desenvolvimento...
tracking img