Acidente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
RISCOS QUÍMICOS E DANOS À SAÚDE DO TRABALHADOR NA INDÚSTRIA TÊXTIL
Fábio Ângelo Lima Verde de Araújo 1 (flverde@superig.com.br), CarlaMônica Nunes Pombo 1, Valéria Carneiro Bastos 1, Edmara Chaves Costa 1, Érica Mendes Lobo 2, Maria Irismar de Almeida 1 e Regina Heloisa Maciel 1
(1. Mestrado Acadêmico em Saúde Pública, UniversidadeEstadual do Ceará - UECE; 2. Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará - UECE)
INTRODUÇÃO:
Risco químico é o perigo que todo e qualquer indivíduo está exposto ao manipular osprodutos químicos que podem causar danos físicos ou prejudicar a saúde. Dentre os danos ocasionados pela exposição química podem ser citados desde a irritação na pele e olhos, queimaduras leves e graves,causadas por incêndios ou explosões. Os danos à saúde são ocasionados por exposição química de curta ou longa duração e estão relacionados com o contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos,bem como por inalação dos seus vapores, dessa forma podem surgir as doenças respiratórias crônicas, no sistema nervoso, nos rins ou algum câncer. Agentes de risco químico são substâncias simples oucompostas por produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, gases, neblinas, névoas ou vapores e que possam ser absorvidos pelo organismodo trabalhador através da pele ou por ingestão. O presente estudo intenta perceber e ordenar os riscos químicos no ambiente de trabalho têxtil e seus possíveis danos à saúde do trabalhador. Levando emconsideração a gravidade desses danos à saúde dos trabalhadores, o estudo enfocou alguns aspectos preliminares a respeito da problemática dos riscos químicos na indústria têxtil, observando oscuidados com rotulagem, classificação, aspectos toxicológicos e segurança química como preocupação internacional e a realidade brasileira.
METODOLOGIA:
O campo empírico da investigação foi numa...
tracking img