sdtrzsdry

1255 palavras 6 páginas
ALUNO: Lucas Rocha Alves
TURMA/SÉRIE: 1ª B- EM
DATA DE ENTREGA: 16/07/2014
MOTIVO: Recuperação trimestral

Montesquieu é quase sempre considerado o pai da sociologia, que é definida por uma intenção específica, que é conhecer cientificamente o social como tale tinha como objeto de estudo a descrição das diferentes etapas que levam à civilização.
Todas as sociedades são submetidas a determinismos, que para serem compreendidos são elaboradas chaves de leitura, como no caso de “Do espírito das leis”, que apresenta um paradigma para nos fazer ter a concepção de que a vida em grupo não pode ser reduzida a qualquer simples projeto individual. Outra ciência social que nasceu a partir dessa abordagem foi a etnologia, que tinha como objetivo a descrição das diferentes etapas que levam à civilização.
A sociologia, como disciplina, demarcou seu campo de observação e seus objetos e estudo usando como modelo as ciências da natureza e se opondo às explicações em termos de contrato. Alguste Comte, Émile Durkheim e Karl Marx elaboraram o primeiro grande paradigma.
Em 1838, Comte formulou a palavra sociologia, por oposição à expressão "física social", definindo essa nova filosofia como a verdadeira ciência da natureza humana. Do mesmo modo, não existem sociólogos, e sim um espírito sociólogo, que acaba por se submeter a uma observação da realidade. A partir de deduções não é possível se construir a sociologia, do mesmo modo que por hipóteses também não. Ela possui como seus dois ramos, a estática e a dinâmica.
Émile Durkheim é considerado o pai da escola francesa de sociologia, pois implantou a sociologia como disciplina autônoma na universidade.
Os indivíduos não servem como base para compreendermos fatos sociais. Aproveitando disso e polemizando contra teóricos e Hebert Spencer, Durkheim inverteu os termos da problemática, dizendo que a sociedade é que constitui o estado de natureza e que as vontades de cada um não podem

Relacionados