sdjsaidhdh

1022 palavras 5 páginas
Ana Caroline Gama da Silva nº 01 2ºB

Tarefa:
c) EXPLICAR O QUE FOI O IDEALISMO ALEMÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS ( onde e como surgiu, razão de ter sido desenvolvido, linha de raciocínio, etc...)
O idealismo alemão foi uma das orientações filosóficas mais influentes da história. Tem raízes na história da cultura alemã. Mas nem por isso pode ser considerado um fenômeno por assim dizer “nacional”. Antes deve ser visto no horizonte de diferentes formas de influenciação, recepção e aculturação, em que o idealismo alemão interagiu com outros elementos da história cultural européia, como ciência, religião, arte, direito e política.
O Idealismo é o nome que designa certo tipo de teoria filosófica, o qual, pelo menos desde Kant, foi também empregado por alguns filósofos para designar sua filosofia. O idealismo, lato sensu, abrange todas as doutrinas das idéias, tais quais as conhecemos desde Platão. A rigor, porém, possui ao menos três características distintivas: ontológica, epistemológica e ética. Como ontologia, o idealismo afirma a existência de entidades espirituais ou ideais – as idéias -, que não podem ser reduzidas a entidades materiais.
Como epistemologia, defende a tese segundo a qual o mundo fenomênico, exterior, não é independente das representações dos sujeitos pensantes. E, como ética, propõe concepções normativas da fundamentação e justificação da ação humana, da práxis, a partir da razão, de princípios racionais.

d) APRESENTAR CADA UM DOS FILÓSOFOS DESTA ESCOLA (Idealismo Alemão) ELABORANDO UM QUADRO COMPARATIVO ENTRE ELES E SUAS IDÉIAS.

Hartmann
Caracteriza-se pelo esforço constante de repensar problemas filosóficos fundamentais, utilizando outras influências apenas para lançar luz sobre a natureza dos problemas tratados e sobre suas possíveis soluções. Sua filosofia é sistemática, no sentido de que se propõe a examinar os problemas básicos da filosofia em toda sua extensão, mas não no sentido de forçar esses

Relacionados