sdga sadf

962 palavras 4 páginas
CorelDRAW vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários,logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção decartazes, etc.
O CorelDRAW surgiu em 1988, apenas em inglês. A última versão criada em 2014 denomina-se Corel X7 .
Tem, como concorrentes diretos, os programas Macromedia Freehand e Adobe Illustrator em ambiente software proprietário. Em software livre, para ambientes Windows e Linux, o principal concorrente é o Inkscape, também disponível para Mac OS X.
Versões
Versão 1 (1989): revolucionário software vetorial com ferramentas que capacitavam a utilização de fontes "ttf" de 0,01pt a 400pt, processo este somente realizado com a ajuda de postcript de impressão.
Versão 2 (1991): ferramenta envelope (para distorção de texto ou objetos usando uma forma primária), mistura, extrusão (para simulação de perspectiva e volume em objetos) e perspectiva (para distorcer objetos ao longo dos eixos X e Y).
Versão 3 (1992): Incluía o Corel PHOTO-PAINT* (para edição de imagens bitmap), CorelSHOW (para criação de apresentações on-screen), CorelCHART (para tabelas gráficas), Mosaic and CorelTRACE (para vetorização de bitmaps). A inclusão deste software originou as verdadeiras suítes gráficas.
Versão 4 (1993)
Versão 5 (1994): Corel Ventura foi incluído no pacote (e logo após vendido como um programa em separado). Era um software de layout (programação visual, diagramação) como o Adobe PageMaker ou o InDesign.
Versão 6 (1995): Interface customizável, ferramentas Polígono, Espiral, Garfo e Borracha. Corel Memo, Corel Presents, Corel Motion 3D, Corel Depth, Corel Multimedia Manager, Corel Font Master e Corel DREAM (para modelagem em 3D) foram incluídos no

Relacionados