SDFDAS

778 palavras 4 páginas
COMUNICAÇÕES RÁDIO – O TELEMÓVEL
No dia 3 de Abril de 1973, o antigo executivo da Motorola, Martin Cooper, fez aquela que é considerada a primeira chamada de telemóvel pública da história.
O acontecimento histórico ocorreu em Nova Iorque, na esquina da Rua 56ª com a Avenida Lexington, perante o pasmo dos transeuntes, nada habituados a ver alguém passear na rua de telefone na mão. O equipamento utilizado por Cooper - o antepassado dos actuais telemóveis - também não deixava ninguém indiferente. Pesava mais de um quilo e media cerca 25 centímetros de altura por 3,8 de largura e 7,6 de espessura. «A bateria durava apenas 20 minutos, mas isso não era problema porque ninguém o conseguia segurar por mais de 20 minutos», brincou Cooper, citado pelo News.com.
Ao contrário do que seria de esperar, o destinatário da primeira chamada de telemóvel da história não deve ter ficado muito entusiasmado com o facto. É que a primeira pessoa para quem o engenheiro da Motorola ligou foi Joel Engel, à data o responsável pelo departamento de investigação da rival Bell Labs.
Martin Cooper, que entretanto abandonou a Motorola, é atualmente o CEO e fundador da ArrayComm, empresa especializada em telecomunicações móveis.

Os telemóveis tornaram-se parte integrante do nosso quotidiano e, hoje em dia, é difícil concebermos o mundo sem eles. Se um indivíduo se perde, telefona a pedir indicações do caminho, em vez de perguntar a alguém na rua. Manifestações são convocadas através de SMS. O telemóvel é também agenda, lista de contactos, arquivo de ficheiros, walkman, rádio, despertador, consola de jogos, calculadora e relógio. O impacto dos telemóveis na sociedade atual é portanto inegável. No entanto, a natureza precisa desse impacto, assim como as suas implicações em termos de transformação da vida social, permanecem por identificar e analisar em profundidade.
Antes de 1991, Portugal

Relacionados

  • Sfafa fafafafa
    666 palavras | 3 páginas
  • Trabalho unip rh
    1347 palavras | 6 páginas