sddfasfsaf

709 palavras 3 páginas
A mácula densa (“mancha densa”) é um grupo de células altas, agrupadas, do ramo ascendente da alça de Henle, adjacentes às células granulares (figura abaixo). As células da mácula densa são quimiorreceptores que respondem a modificações na quantidade de NaCl do filtrado. Esses dois grupos de células exercem um papel importante na regulação da taxa de formação do filtrado e da pressão sanguínea sistêmica. As células mesangiais extraglomerulares também fazem parte do AJG, mas sua função ainda não está clara.

RETROALIMENTAÇÃO TUBULOGLOMERULAR (Aparelho Justaglomerular)
• As células da Mácula densa mácula densa, localizada entre as arteríolas aferentes e eferentes adjacentes a região mesangial, são sensíveis à baixa concentração de Na+ e Cl- no fluido tubular que sofreu maior reabsorção destes íons em face da menor velocidade de fluxo. Ocorre a dilatação da arteríola aferente com aumento do fluxo e da pressão hidrostática com aumento conseqüente da taxa de filtração glomerular.
• Os mecanismos relacionados a macula densa podem envolver liberação de derivados endoteliais de efeitos vasodilatadores (oxido nítrico, PGI2 e PGE2 ) ou vasoconstritores (endotelina, tromboxano A e a angiotensina II) cbmgfnxfghjxtj

xfgjh

xfjh

xfgj

fgj

xfgj
No livro "Paixão pelo Saber - Uma breve História da Filosofia, os filósofos norte-americanos Robert C. Solomon e Kathleen M. Higgins, ambos professores de filosofia na Universidade do Texas, apresentam de modo bastante sintético alguns pontos básicos sobre as origens da filosofia. Vale a pena conhecer o que os dois escreveram:

Se voltamos os olhos para o passado e contemplamos a totalidade da existência humana, o surgimento da filosofia e de filósofos parece um fenômeno realmente bastante estranho, uma secreção etérea que não pode ser explicada em termos de fisiologia ou de necessidade física. Talvez essa atividade notoriamente “inútil” fosse um subproduto de nossos cérebros

Relacionados