sdcfvg

970 palavras 4 páginas
Conceitos de moral, ética, deontologia, direito, direitos de personalidade e direitos fundamentais:
Ética A ética relaciona-se com o estudo da moral e da acção humana. O conceito provém do termo grego ethikos, que significa “carácter”. Uma sentença ética é uma declaração moral que elabora afirmações e define o que é bom, mau, obrigatório, permitido; relativamente a uma acção ou a uma decisão. Portanto, quando alguém aplica uma sentença ética sobre uma pessoa, está a realizar um juízo moral. Como tal, a ética estuda a moral e determina como devem actuar os membros de uma sociedade. Por esse motivo, é definida como sendo a ciência do comportamento moral.
É óbvio que a ética não é coactiva, uma vez que não impõe castigos legais (as suas normas não são leis). A ética contribui para a justa aplicação das normas legais num Estado de direito, mas em si mesma não é punitiva do ponto de vista jurídico, ainda que promova uma auto-regulação. A ética pode dividir-se em diversos ramos, entre as quais se destacam a ética normativa (são as teorias que estuda a axiologia moral e a deontologia, por exemplo) e a ética aplicada (refere-se a uma parte específica da realidade, como a bioética e a ética das profissões).
Moral
Trata-se de um conjunto de crenças, costumes, valores e normas de uma pessoa ou de um grupo social, que funciona como um guia para agir. Isto é, a moral orienta relativamente às acções que são correctas (boas ou positivas) e aquelas que são incorrectas (más ou negativas). De acordo com outra definição, a moral é a soma total do conhecimento que se adquire sobre o mais alto e nobre, e que uma pessoa respeita na sua conduta. As crenças sobre a moralidade são generalizadas e codificadas numa certa cultura ou num dado grupo social, pelo que a moral regula o comportamento dos seus membros. Por outro lado, a moral costuma ser identificada com os princípios religiosos e éticos que uma comunidade acorda respeitar. O conjunto de normas morais é denominado moralidade

Relacionados