sdas

Páginas: 56 (13967 palavras) Publicado: 5 de março de 2015
Literatura Brasileira
3ª série do Ensino Médio Prof. Denílson
PRÉ - MODERNISMO



I – DEFINIÇÃO

O termo Pré-Modernismo foi criado por Tristão de Ataíde para designar a produção literária brasileira do período compreendido de 1902, ano da publicação de Canaã, de Graça Aranha e Os Sertões, de Euclides daCunha, até 1922, ano da realização da Semana de Arte Moderna.
O Pré-Modernismo é definido como o período literário em que autores e obras apresentam uma consciência crítica da realidade brasileira do início do século XX. Entre eles, podemos destacar: Euclides da Cunha (Os Sertões) onde aparece uma análise do sertanejo nordestino; Monteiro Lobato (Urupês) abordando o problema do caboclo paulista -Jeca Tatu; Graça Aranha (Canaã), retratando a imigração alemã no estado do Espírito Santo; Lima Barreto (Clara dos Anjos), enfocando o ambiente suburbano do Rio de Janeiro; Augusto do Anjos (Eu e outras Poesias) com uma poesia cientificista e pessimista.
Os escritores pré-modernistas fizeram com que os brasileiros mais conscientes voltassem a atenção para os problemas sociais que afligiam o país.Abriram caminho para o reencontro dos brasileiros com o Brasil, o que se concretizou ao tempo do Modernismo.

II - PANORAMA GERAL
O país do começo do século XX apresenta uma instabilidade sócio-política que se expressa através de rebeliões e focos de tensão social. Por exemplo: a Revolta de Canudos, na Bahia de 1896/1897, no governo de Prudente de Morais; o ciclo do misticismo e do cangaço, noNordeste, evidenciado na figura do Padre Cícero (1900/1915); a Revolução do Contestado, em Santa Catarina, de 1914; o Ciclo da Borracha, na região amazônica (1870/1920), promovendo o processo conhecido como a transumância amazônica; agitações na capital (Rio de Janeiro contra a vacina obrigatória, em 1904; a Revolta da Chibata, Rio de Janeiro, 1910; greves gerais anarco-sindicalistas em SãoPaulo, em 1917; o processo de transição da República da Espada (1889/1894) para a República do Café com Leite (1894/1930).
Na música, a polca e a valsa acabam sendo substituídas, pouco a pouco, pelo maxixe, pela modinha e pela serenata. Há uma aceitação dos ritmos populares por parte da elite cultural. O carnaval firma-se como a principal festa popular do Rio de Janeiro. Chiquinha Gonzaga, João doRio, entre outros, divulgam o samba e a marcha. Aparecem as primeiras agremiações carnavalescas com a estrutura da escola de samba.
Nas Artes Plásticas, a Escola Nacional de Belas Artes difunde, ainda, a arte tradicional e acadêmica, importada da França. Em 1913 e, principalmente, em 1917, aparecem os sinais das Vanguardas Européias. Lasar Segall e Anita Malfatti causam escândalo pelos temas,motivos do artigo "Paranóia ou Mistificação?" de Monteiro Lobato, a respeito da exposição de Anita Malfatti.

II – ASPESCTOS DAS OBRAS PRÉ - MODERNISTAS

A produção literária desse período se caracterizou, principalmente, pelo ecletismo que apresentava. De um lado, podemos perceber a retomada de aspectos próprios de períodos anteriores, como: O Realismo, O Naturalismo, O Parnasianismo e oSimbolismo; por outro lado, observamos que o conteúdo das obras está caracterizado pela abordagem de noivos aspectos da realidade nacional, mostrados através de um olhar crítico.

a) Conservadores (herdados de outros períodos):
Realismo-Naturalismo
- objetividade;
- crítica às decadentes instituições e a hipocrisia burguesa;
- personagens marginalizados;
- visão determinista;
- documentação darealidade.
Parnasianismo
- preferência pelas formas poéticas fixas, como o soneto.
Simbolismo
- misticismo;
- subjetivismo
- crítica ao materialismo.

b) Inovadores
- retratação do sertão nordestino e a situação do caipira paulista;
- denúncia da situação degradante dos subúrbios cariocas;
- abordagens de temas históricos da época;
- aproximação da Literatura com a sociologia;
- na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sdas
  • sdas
  • Sdas
  • sdas
  • Sdas
  • sdas
  • Sdas
  • sdas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!