sdadsasad

851 palavras 4 páginas
Apostila Banco de Dados II

Material preparado para um curso/disciplina de: 40 horas

2 períodos semanais

Profa. Flávia P. de Carvalho
[flaviacarvalho@gmail.com]

Parte 01 – Conteúdos: Instalação dos softwares que serão utilizados nas primeiras aulas. Recapitulação fundamentos vistos em BD I.

As primeiras aulas serão baseadas no uso do SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) PostgreSQL. Dessa forma, a primeira tarefa é verificar se todos os alunos possuem esse software instalado em seu computador de trabalho.
1) Para termos um conjunto de ferramentas úteis, todos os alunos deverão ter instalados os seguintes softwares fundamentais: Apache (servidor Web/HTTP) PostgreSQL (SGBD) PHP (suporte para a linguagem PHP no Apache) phpPgAdmin (ferramenta de administração do PostgreSQL)

2) Temos várias opções para instalar esse conjunto de ferramentas. Pode-se instalar separadamente cada uma delas ou escolher algum software “pacote” que já as instale todas de uma vez. Essa segunda opção costuma ser a mais rápida.

3) Uma ótima opção de “pacote” é baixar o SGBD PostgreSQL aqui: [http://www.enterprisedb.com/crossover-postgresql]. Para os exemplos e telas demonstradas nessa apostila, foi baixado do link acima a versão “postgresql-9.0.12-1-windows.exe”. Quando termina a instalação desse Postgres, o próprio aplicativo de instalação pergunta se o usuário deseja também instalar o Apache + PHP + phpPgAdmin. A combinação do uso desses softwares é tão comum que o próprio aplicativo de instalação do Postgres já oferece essa opção, o que já resolve todo o nosso problema. O usuário confirmando que deseja a instalação desses outros softwares, o aplicativo faz o download, instala e configura toda a integração necessária.

4) Outra ótima opção de pacote é BitNami WAPP Stack, que pode ser encontrado aqui: [http://bitnami.org/stack/wapp]. O BitNami também irá instalar em seu computador o Apache, o PHP, o PostgreSQL e o

Relacionados