Scm - etec de nova odessa

1391 palavras 6 páginas
[pic]

ETEC de Nova Odessa

SCM (SUPPLY CHAIN MANAGEMENT)

Ariana Caroline Alves Nº02
Eraldo Rodrigues Ulrick Nº07
Giovanni Gustavo Gobbo Nº10
Inézio Barbosa Correia Nº12
Luana Sabino Alves Nº14

Nova Odessa-SP 2011
INTRODUÇÃO

O Supply Chain Management ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos mudou completamente não somente a forma de comprar como também a produção e a distribuição de bens e serviços. Com o crescimento da tecnologia da informação e de gerenciamento, a cadeia de suprimentos continuará revolucionando áreas como a administração de materiais, marketing, logística, vendas e produção, sendo responsável pela redução do tempo de estocagem, número de fornecedores e pelo aumento da satisfação de clientes.

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT (SCM) – GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

O termo Supply Chain Management, que traduzido ao português significa gerenciamento da cadeia de suprimentos. É um novo conceito de gestão para a cadeia produtiva, porém ainda é alvo de pesquisas e estudos Este sistema de informação surgiu na década de 90, quando o aumento da competitividade por mercados cada vez mais exigentes ocasionou a busca por estratégias de ação que procurassem envolver novas concepções de relacionamento entre cliente-fornecedor.
O supply chain management (SCM) envolve fornecedores, produtores, distribuidores e clientes em um processo integrado em que compartilham informações e planos para tornar o canal mais eficiente e competitivo, permite que a empresa acompanhe e controle desde a matéria-prima até o cliente final, proporcionando um alto padrão de competitividade.
Tem como finalidade fazer com que as empresas agreguem valor ao cliente desde a produção até a entrega ao cliente final, nesse caso a empresa fabricante de matéria-prima além de estar envolvida com seu cliente direto (fabrica), passa a se preocupar com o seu desempenho dentro da cadeia, pois em tempos passados, as relações eram binárias, ou seja, entre duas empresas. Cada

Relacionados