Scilab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
(ben.zo.pi.re.no)
sm.
1. Quím. Hidrocarboneto polinuclear encontrado no alcatrão, na fumaça de cigarros e nos restos de combustão incompleta, que tem efeito cancerígeno: "É no fundo que se fixam resíduos tóxicos como benzopireno e ascarel, despejados nos rios durante anos pelas indústrias." (, O Globo, 12/04/2004,"As aberrações do rio Paraíba do Sul")) [Tem efeito cancerígeno.]

BENZOPIRENOMuitos compostos aromáticos comprovadamente são agentes cancerígenos. Dentre eles, um dos mais potentes é o benzopireno, cuja fórmula estrutural é:

Raio X de pulmão com câncer. As áreas em vermelho são as atingidas pela doença. 

Esse composto, liberado na combustão da hulha e do tabaco, é encontrado no alcatrão da fumaça do cigarro, pode ser relacionado ao câncer de pulmão, de laringe e deboca. 

O benziopireno e outros aromáticos podem incorporar-se a carnes grelhadas sobre carvão (churrasco) e a peixes defumados.

O benziopireno é tão carcinogênico que pode provocar câncer em cobaias (ratos) pelo simples contato de uma região do corpo do animal, sem pêlo, com uma camada desse composto, pois suas moléculas interagem com o DNA das células causando uma divisão celular anormal. O perigo do Benzopireno

Novamente os hidrocarbonetos aromáticos entram em cena, desta vez os chamados HPAs (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos), família que apresenta dois ou mais anéis aromáticos condensados. E o benzopireno faz parte deste grupo.


|
Imagem: www.quimicaensinada.blogspot.com |
São formados durante a combustão incompleta dematerial orgânico, como a queima demadeira, carvão, fumaça de cigarro, fotocopiadoras etc. É nesse sentido que devemos tomar cuidado com o churrasco e com as frituras em geral. Os HPAs estão amplamente distribuídos no meio ambiente, eles podem ser absorvidos pela pele, por ingestão ou inalação. No preparo do churrasco a contaminação ocorre quando a carne entra em contato direto com a fumaça do carvão, com a grelha que foiinadequadamente limpa (com resíduos) e também as carnes provenientes de processos de defumação.
  
 Vários estudos têm demonstrado que o benzopireno é um potente agente causador de câncer.

O vídeo abaixo fornece inumeras informações extras sobre a contaminação com benzopireno.  

Um potente agente cancerígeno (câncer de bexiga e pâncreas). O benzopireno e outros hidrocarbonetos polinucleares estãoprincipalmente presentes em carnes fortemente grelhadas sobre carvão e em peixe defumado, assim como na atmosfera sobre grandes cidades, onde eles são poluentes do ar.

"As crostinhas que se formam pelo excesso de calor são as concentrações de toxinas as aminas heterociclicas que são produzidas em qualquer músculo pela queima de um composto chamado creatinina. Existem evidências científicas quemostram ser muito mais seguro o preparo controlando a temperatura de forma que a carne fique sem a formação de crostinhas", explica a professora de nutrição Semíramis Domene, da PUC de Campinas.

A própria panela é um risco. "Quando apertamos a carne contra o fundo da superfície que está aquecida e cheia de marquinhas que indicam combustão, há muito mais incorporação de toxinas no corte decarne", alerta a professora.

A principal dica é controlar a temperatura durante o cozimento. "Podemos usar uma pequena quantidade de óleo. O óleo vegetal é importante para a saúde das pessoas porque fornece ácidos graxos essenciais. É inadequada a impressão que se tem de que óleo faz mal sempre. O óleo queimado é que faz mal. Com a adição de temperos, como a cebola, conseguimos produzir um meio emque a temperatura vai ser controlada. Quem não gosta de cebola pode adicionar pequenas quantidades de água.

Matéria extraída do programa Globo Repórter em 22/05/2009.
http://quimicaensinada.blogspot.com.br/2011/07/cuidado-com-o-benzopireno.html

Benzopireno
O benzopireno é um hidrocarboneto policíclico aromático (HPA) cancerígeno, encontrado principalmente na fumaça de cigarros e em carnes...
tracking img