Analise comparativa entre monografia e artigo científico:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Pós-Graduação na área de Ciência da Informação
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Produção Científica
Aluna: Aline da Silva Lopes

Atividade n° 02

Analise comparativa entreMonografia e Artigo Científico:
A Monografia é um trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou assunto específico e apresenta resultados de uma pesquisa sistemática e completa.Concentra sua abordagem na análise, crítica, reflexão e aprofundamento por parte do autor com o objetivo de apresentar resultados.
O Artigo Científico pode ser conceituado como um estudo realizado demaneira sintetizada sobre uma questão que se fundamenta em alguma natureza científica, buscando dar maior relevância para os dados a serem apresentados. Pode ser o resultado de uma pesquisa acadêmicaou de uma pesquisa independente e, normalmente, destina-se a publicação em revistas especializadas em determinados assuntos.
A principal diferença entre essas estruturas é que o artigo científicoconta com uma forma de realização relativamente distinta de uma monografia convencional, devido à maior concisão e natureza dos dados tratados. Um artigo tem uma extensão menor que uma monografia sobreo mesmo tema, devendo, por isso, ser mais sintético. Em uma pesquisa monográfica o autor pode divagar mais e especificar melhor o assunto, mas este não é o papel do artigo.

Finalidades daMonografia:
Tem como finalidade a unidade temática, a originalidade, e a contribuição da pesquisa para a ciência. Além de que uma das finalidades básicas da monografia é atender as exigências dos cursosde nível superior em diferentes graus.
Finalidades do Artigo Cientifico:
Comunicar os resultados de pesquisas, ideias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna, ou seja, apresentarpublicamente os resultados originais de uma dada pesquisa.
Definição conceitual dos elementos:
1. Pré-textuais: São as estruturas que permitem a caracterização do trabalho, eles antecedem o trabalho...
tracking img