Scielo artigos cientificos sobre alto indice de evasao ensino medio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Prezado cursista, Para a construção do seu Plano de Ação Educacional, é importante que observe algumas normas para a apresentação de trabalhos acadêmicos de conclusão de curso estabelecidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 1 Quanto à estrutura do trabalho: elementos obrigatórios 1.1 Elementos pré-textuais:1.1.1 Capa 1.1.2 Resumo 1.2 Elementos textuais: 1.2.1 Introdução (2 a 3 páginas) 1.2.2 Desenvolvimentos: Seção 1 (6 a 8 páginas) e Seção 2 (média de 8 páginas) 1.2.3 Conclusão: Seção 3 (média de 8 páginas) 1.3 Elementos pós-textuais obrigatórios 1.3.1 Referências – De acordo com as normas da ABNT 2 Apresentação gráfica

2.1 Fonte: Times 12, com espaço entre linhas 1,5. Para citações de mais detrês linhas, fonte times 10 e espaço simples. 2.2 Margens: superior e esquerda de 3 cm; inferior e direita de 2 cm. 2.3 Paginação: Lado superior direito, a 2 cm da borda, dentro da margem. Deve ser feita em algarismos arábicos. A capa não deve ser numerada. 3 Quanto às citações

As citações são trechos transcritos ou informações retiradas das publicações consultadas para a realização do trabalho.Elas podem ser diretas, indiretas e citação de citação.

3.1 Citação direta: É a transcrição literal de textos de outros autores. Exemplo 1: em até 3 linhas, deve ser reproduzida entre aspas, exatamente como o original, acompanhado da fonte (autor, data e página).

Conforme salienta Pontes (2012, p. 16), “o tópico metodológico que tem gerado o maior interesse e comentários refere-se ao uso dasunidades próprias de análise nas pesquisas sobre o efeito-escola”. Se o nome do autor aparecer depois da citação, deve ser assim apresentado: (PONTES, 2012, p. 16).

Exemplo 2: com mais de três linhas, deve-se constituir como um parágrafo independente, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra em fonte 10, espaço simples entre linhas, sem aspas. Segundo Dusi (2012, p. 93)
A melhoria da qualidadedos processos e no desempenho das escolas e, consequentemente, dos alunos, continua sendo o foco da gestão da educação. No entanto, alcançar esse objetivo não tem sido fácil para as escolas. O que se percebe é que esse é um momento de transição complexo em que se pretende solucionar um problema que foi se agravando na medida em que as políticas de redução de pobreza transferiram para a escola aresponsabilidade de preparar o indivíduo para o trabalho ou melhorar suas perspectivas futuras de emprego: produzir resultados iguais em pessoas com trajetórias desiguais.

Se a opção for colocar o nome do autor após a citação, isso deverá ser feito da seguinte maneira: (DUSI, 2012, p. 93). Em uma citação direta, sempre se coloca autor, data, página.

3.2 Citação Indireta: São reproduções de autor einformações do documento sem transcrição do texto. Exemplo: Como assinalamos, reduz-se, assim, o senso comum ao praticismo – diga-se de passagem, identificar o conhecimento às necessidades práticas deduz daí seu modesto campo de atuação e, mais grave ainda, a verdade como o que é útil para orientar a ação, como crenças socialmente justificadas que são úteis e confiáveis para o uso cotidiano(MORAES, 2003). Nas citações indiretas, não é obrigatório colocar a página, apenas autor e data.

3.3 Citação de citação: Citação direta ou indireta de um texto do qual não se tem acesso ao original. Exemplos: Faz-se, assim, necessário ressaltar que a contação de histórias nas aulas de Língua Inglesa é uma importante ferramenta para o ensino, pois auxilia aos ouvintes o desenvolvimento cognitivo epsicológico. Conforme Wright (apud FERRARI, 2003), a narração de histórias em língua estrangeira auxilia os alunos do desenvolvimento da fluência, na busca do sentido das palavras, no estimulo para a comunicação, tanto oral quanto escrita, e na ampliação do léxico dos alunos. A origem do vocábulo “administração”, segundo Osvaldo Aranha Bandeira de Mello (1979, p. 33-34 apud DI PIETRO, 2000, p. 53,...
tracking img