scdsd

1647 palavras 7 páginas
TRANSCRIÇÃO FARMACOLOGIA 2ª PARTE – 13/10/14 – GUSTAVO E C C COSTA
Difeniramina, dimenidrinato, prometazina, se forem utilizado com o intuito de evitar enjoo precisam ser tomados antes que isso aconteça. Então, se você vai fazer alguma atividade que sabe que lhe causa enjoo é importante tomar a medicação antes disso. Além de serem usados para enjoo, são usados para tratamento de resfriado; uma vez que vão conseguir reduzir a liberação de histamina, reduzir as secreções do nariz e a congestão nasal. Como exemplo, para o tratamento do resfriado há a clorfeniramina, que é associada com várias outras substâncias. E, pelo fato dela ser um anti-histamínico de primeira geração, há o problema da sedação a ela associado. Alguns artigos mostram que, de 1990 a 2005, nos EUA, em 6% de todos acidentes fatais com avião, as amostras de sangue recolhidas dos pilotos mostravam a presença de algum anti-histamínico de primeira geração. Então, o fármaco atravessa a barreira hematoencefálica, chega ao SNC, causa a sedação e vários problemas podem acontecer.
Outras coisas importantes. Antagonistas ou agonistas parciais do receptor H1 causam sedação, mas se eles forem associados com outros fármacos depressores do SNC, a sedação pode ser acentuada. Quais fármacos depressores do SNC são esses? Os opióides (morfina), benzodiazepínicos (fármacos ansiolíticos) e o etanol (inicialmente ele estimula o SNC, mas depois o deprime). Portanto, é importante não se associar essas drogas, tendo em vista seu efeito depressor do SNC, que pode ser deprimido de forma acentuada.
Se a Dexclorfeniramina (que é um anti-histamínico) for associada com a amitriptilina (anti-depressivo), esses fármacos associados podem aumentar muito o efeito anti-colinérgico. Quando se fala em bloquear o efeito colinérgico, qual receptor está sendo bloqueado? É o receptor muscarínico. Quando isso acontece, esses receptores muscarínicos bloqueados podem causar visão turva, retenção urinária, boca seca, distúrbios cognitivos

Relacionados