Scan Doc0003

402 palavras 2 páginas
(

4.2

.

Um acesso desigual ao desenvolvimento?

A obesidade não atinge apenas os países mais desenvolvidos, mas também os países em desenvolvimento. Esta tendência levãntãmüTtãSprêocupaçoes porque os países em desenvolvimento não estão em condições de tratar- as doenças crónicas q~e resultam d~ciacLe.
Sp 273 Mde pessoas
61 % dos adultos

Sp 15% dos adultos
Ob 4% dos adultos

13% das crianças
14% dos adolescentes
Ob 31,5% da população

China

EUA
Sp 1n M de pessoas
Ásia Oriental

América Latina e Caraíbas
Obesidade,

quase uma epidemia

= peso excessivo
Ob = obesos
Sp

4000km

'-----------',

I

M= milhões

Documento

17 ~ A obesidade

Documento

18

I

no mundo.

Os impactos da má alimentação na saúde
As necessidades alimentares dos Homens estão longe de serem satisfatórias. Os habitantes dos países mais desenvolvidos ultrapassam as 2400 calorias necessárias por dia e uma parte significativa da população consome alimentos a mais, pois ultrapassa as 3000 calorias por dia. A sobrealimentação e a alimentação desequilibrada têm riscos para a saúde e o bem-estar dos indivíduos.
Nos países desenvolvidos, uma percentagem considerável da população tem uma "dieta"rica em sais,açúcar e gorduras saturadas. Os perigos são vários: cancro, doenças cardíacas e diabetes, particularmente em idade avançada.
Por outro lado, as carências no consumo de determinados alimentos travam o desenvolvimento humano e conduzem à pobreza. As insuficiências alimentares reduzem a resistência à doença, a força fí.sica e o funcionamento intelectual. As mães subalimentadas passam

as suas insuficiências aos filhos, tornando-os menos atentos na escola e mais sujeitos a doenças. Cerca de 17 milhões de pessoas morrem, em cada ano, nos países em desenvolvimento, vítimas de doenças infecciosas e parasitárias curáveis, tais como a diarreia, o sarampo, a malária e a tuberculose.
As carências alimentares não são só um problema dos países pobres. Nos países industrializados, muitas pessoas não podem

Relacionados