FOTOGRAFIATRABALHOVALERIO

1478 palavras 6 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Publicidade e Propaganda
2ºPeriodo/Manhã

TRABALHO DE FOTOGRAFIA

Lucas de Araújo Silva Guerra

Belo Horizonte
2015
INTRODUÇÃO

Este primeiro trabalho sobre a fotografia é referente às primeiras descobertas dentro da história da fotografia, como por exemplo a descoberta da câmara escura e as primeiras impressões até a evolução dos processos e das câmeras.Abordarei tambem sobre o fotojornalismo e a fotografia publicitária, exemplificando-as com imagens.O foco principal do trabalho é adquirir uma visao ampla e geral sobre a fotografia e alguns de seus campos.

A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
Antes de Voltarmos ao tempo para os primordios da fotografia devemos analisa-la, o que é a fotografia ? A origem da palavra Fotografia vem do grego [fós] ("luz"), e [grafis] ("estilo", "pincel") ou grafê, e significa "escrita com luz ", ou seja , a fotografia é muito mais do que aquilo que estamos acostumados.
A fotografia não é a obra final de um único criador. Ao longo da história, diversas pessoas foram agregando conceitos e processos que deram origem à fotografia como a conhecemos. A primeira descoberta importante para a fotografia foi a Câmara Escura. O conhecimento do seu princípio ótico é atribuido, por alguns historiadores, ao chines Mo Tzu no século V a.C., outros indicam o filósofo grego Aristóteles como o responsável pelos primeiros comentários esquemáticos da Camera Obscura.
A Câmara Escura se torna comum entre os sábios europeus, para a observação de eclipses soloares, sem prejudicar os olhos. No século XIV já se aconselhava o uso da câmara escura como auxílio ao desenho e à pintura. Leonardo da Vinci fez uma descrição da câmara escura em seu livro de notas sobre os espelhos. Giovanni Baptista della Porta , cientista napolitano, em 1558 publicou uma descrição detalhada sobre a câmera e seus usos no livro Magia Naturalis sive de Miraculis Rerum Naturalium. Esta

Relacionados