Saude e seguranca do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância



Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos



SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO




São João da Boa Vista –SP

Junho de 2012

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO









1. Segurança no Trabalho
Segurança do trabalho é interpretada como sendo uma reunião de medidas que visam diminuir os acidentesde trabalho, doenças ocupacionais, assim como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. (AREASEG, 2012)
A área da Segurança do Trabalho é bem abrangente e possui participação ativa nos seguintes assuntos: Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia deSegurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos. (AREASEG, 2012)
A área de Segurança doTrabalho dentro de uma empresa é composta de vários profissionais que formam o que conhecemos como equipe multidisciplinar, a mesma é composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. (AREASEG, 2012)
Os profissionais, citados acima, formam o SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina doTrabalho.
O SESMT foi criado com o aumento de acidentes que os funcionários, em geral, estavam sofrendo no local de trabalho. Mas não apenas para isso, o SESMT também tem a função de alertar e dar instruções para os funcionários sobre o aparecimento de novas doenças, esclarecimentos sobre qualquer tipo de doença e também evitar que pequenos acidentes de trabalho possam acontecere prejudicar a empresa. (SIGNIFICADOS, 2012, p.1)


Os empregados da empresa também possuem participação ativa com relação à saúde e segurança dentro do trabalho, ao constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que possui o objetivo de prever acidentes e doenças advindas do trabalho, fazendo com que os trabalhadores permaneçam saudáveis ocupacionalmente, mesmo ematividade, dentro das organizações. (AREASEG, 2012)

1.1 Os profissionais da Área de Saúde e Segurança




O profissional de Segurança do Trabalho atua em todas as esferas da sociedade onde houver trabalhadores. Em geral ele atua em fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras e de extração.Também pode atuar na área rural em empresas agro-industriais. (SEG MEDIC, 2012, p.1)




Abaixo segue uma breve descrição geral das atividades dos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO. (apud AREASEG, 2012, p.1)
• Engenheiro de Segurança do Trabalho - CBO 0-28.40 - assessora empresas industriais e de outro gêneroem assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando locais e condições de trabalho, instalações em geral e material, métodos e processos de fabricação adotados pelo trabalhador, para determinar as necessidades dessas empresas no campo da prevenção de acidentes.
• Técnico de Segurança do Trabalho - CBO 0-39.45 - inspeciona locais, instalações e equipamentos da empresa,observando as condições de trabalho, para determinar fatores e riscos de acidentes; estabelece normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes.
• Médico do Trabalho - CBO - 0-61.22 - executa exames periódicos de todos os empregados ou em especial daqueles expostos a maior risco de acidentes do...
tracking img