Saude publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO SAÚDE PÚBLICA – INTRODUÇÃO

Entende-se a transição nutricional, segundo KAC (2010), como um processo de inversão dos padrões alimentares e nutricionais de uma determinada população, marcadapela passagem do perfil nutricional de desnutrição para a obesidade. Observa-se, juntamente com esta inversão, uma mudança nos padrões sócio-econômicos, demográfico e de saúde da população (PINHEIRO,2004).
O padrão alimentar e o estilo de vida da população brasileira vem sofrendo mudanças desde a década de 70, e isto é demonstrado atualmente principalmente pela mudança no consumo alimentar,repercutindo sobre o seu perfil nutricional. (MONTEIRO et al., 1995). Concomitante à redução contínua da desnutrição, observa-se o aumento da prevalência de excesso de peso, contribuindo com o aumentodas doenças crônicas não transmissíveis – DCNTs (COUTINHO, GENTIL e TORAL, 2010).
O contexto no qual os hábitos alimentares da população brasileira foram gradualmente se modificando é delineadoprincipalmente pelos seguintes aspectos: equívocos nos moldes da educação nutricional (AQUINO, 2007), modernização, globalização e a consequente popularização dos fast-food (BARRETO, 2005). Além disso,pode-se destacar também o estilo de vida dito “ocidentalizado”, a inserção da mulher no mercado de trabalho e o consequente impacto sobre a família (BATISTA FILHO, 2003), proliferação do sedentarismo(BARRETO, 2005) e a desigualdade social tão marcante no Brasil(BATISTA FILHO, 2003).
Nas últimas décadas o Estado propôs políticas públicas e programas que visam monitorar e dar resolutibilidade aosagravos nutricionais que surgiram, porém não se percebe sua efeitidade. Isso decorre em virtude de ações sem continuidade, assistências pontuais, frente a um problema que envolve diversas áreas como asda saúde, renda, ambiente, educação , cultura, entre outras (BARROS & TARGAGLIA, 2003). Os gastos do Ministério da Saúde com atendimentos ambulatoriais e internações em função das DCNTs estão...
tracking img