Saude na adm.publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNEB: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
PÓLO DONA CARMÉN
CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: MACROECONOMIA
TUTOR PRESENCIAL: JOSÉ MESSIAS
ALUNO: CLÁUDIA GABRIELLE COSTA FONSECATEMA: POLÍTICAS ECONÔMICAS








Junho/2012
POLÍTICA FISCAL E POLÍTICA MONETÁRIA: UTILIZAÇÃO COMO POLÍTICA ECONÔMICA
A política fiscal foi uma proposta inovadora que o economista JohnMaynard Keynes sugeriu como forma de combate da Grande Depressão Econômica da década de 30.
A política fiscal é o nome dado às ações do governo destinadas a ajustar seus níveis de gastos, assimmonitorando e influenciando a economia de um país. A política fiscal está ligada à política monetária, podendo-se afirmar que as duas “andam de mãos dadas”, pois ambas buscam influenciar um aspecto daeconomia.
O Brasil sempre apresentou desequilíbrio macroeconômicos tanto interno quanto externo, especialmente a partir dos choques do petróleo na década de 70. Foi nesta mesma época que a políticafiscal deixou de ser eficaz, pois ela não poderia mais resolver a situação que ficou conhecida como estagflação, que é a coexistência da inflação elevada e da alta taxa de desemprego. O Brasil temadotado regime de meta inflacionária em ambiente de desequilíbrio fiscal. Apesar dos sucessivos superávits primários implementados nos últimos anos, o país ainda apresenta elevado déficit nominal eperfil da dívida pública, no mínimo preocupante. Assim como a Política Fiscal a Política Monetária também é de grande importância para a manutenção da ordem econômica, ela representa a atuação daautoridades monetárias , e tem como objetivo controlar a oferta de moeda na economia.
A lógica da política monetária consiste em controlar a oferta de liquidez para determinar a taxa de juros dereferência do mercado. O governo implementa a política monetária por meio de mecanismos, ou seja, o governo vende títulos da dívida pública quando quer aumentar a taxa de juros e compra quando quer...
tracking img