Saude do trabalhador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade de Avaliação 1 –UA2-do Capítulo 4

Atividade de avaliação 1

a) Leia o texto de autoria do professor Jorge Luiz Ussier, que se encontra no Anexo A, ao final deste capítulo.

b) Entreviste um jurista sobre a aplicação do direito na garantia da saúde do trabalhador em sua região, destacando os avanços e as fragilidades.

Entrevista com o Advogado :

1-)Qual é na sua opinião ogrande causa de acidentes de trabalho hoje na nossa região de Barretos?

Na minha concepção, a falta de fiscalização nas empresas, na zona rural; a falta de notificação destes acidentes ao órgão competente; a falta de intra e inter setorialidade entre os Departamentos e Órgãos Públicos responsáveis pela saúde do Trabalhador; a falta de conhecimento dos trabalhadores sobre os seus direitos; afalta de investimento em capacitação tanto público como privado em seus funcionários em saúde do trabalhador; a falta de investimento na saúde pública; na infraestrutura básica como água e esgoto, na saúde pública e outros.

2-)Como esta hoje, a saúde do trabalhador em nossa região?

Com uma visão mais ampliada e técnica dos Agentes Públicos, do Controle Social, dos Sindicatos de nossa região,penso que melhorou. O assunto esta em destaque ,devido à mídia, aos CEREST´s Regionais,as ações das vigilâncias sanitárias ,ao trabalho dos sindicatos na busca de melhor salário e melhores condições de trabalho,á globalização das informações ,mas temos muito o que fazer ,pois a economia em que vivemos é capitalista e visa o lucro,mas existe um Estado de Direito que as leis devem cumpridas .

3-)Quais os avanços do direito em relação á saúde do trabalhador em nossa região?

Os controles sociais, os sindicatos sendo cada vez atuantes em nossa região, conseguiram proteger mais o nosso trabalhador, conquistando direitos adquiridos, como uso de EPI´s, insalubridade, periculosidade, estruturas físicas dignas para que o Trabalhador exerça suas atividades.

A vigilância sanitária em suaatuação, verificando os ambientes, exigindo PPRA, PCMSO e outros documentos exigidos por lei e por normas legais.

A conscientização dos Trabalhadores através da realização nas empresas da SIPAT (Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho), cursos preparatórios e outros mecanismos que estão sendo aplicados.

A mecanização do corte de cana trouxe um grande beneficio á saúde do trabalhador, asaúde da população e ao meio ambiente, mesmo tendo um impacto na taxa de emprego. Estes trabalhadores eram como escravos,com repetição de trabalho exaustivo ,sem o uso de EPI´s,sem carteira assinada e outros direitos em leis previstos.

Atuação da mÍdia,chamado 4º poder,que hoje mostra acidentes fatais e denunciam empresas que não cumprem a legislação vigente ,denunciam corruptos ,fazendo com que apopulação que são trabalhadores fiquem atentos cada vez mais aos seus direitos como cidadão em relação á prevenção de sua vida.

Vemos agora no Congresso, a mobilização para aprovação da Lei que rege o regime de contratação das empregas domesticas no Brasil.Vejo isso ,como um grande avanço de mobilização,de democracia e do Estado de Direito.

4-) Quais as fragilidades do direito em relação ásaúde do trabalhador em nossa região?

Não é uma fragilidade do direito e sim uma questão social, que esta atormentando o mundo, a falta de emprego.

O trabalhador com a falta de emprego na região trabalha na informalidade e se sujeita a trabalhar sem registro em carteira, sem os benefícios legais qual, como férias, 13º salário, convenio medico e outros.

Os trabalhadores ativos, mesmo sendosindicalizados, preferem ganhar insalubridade a usar EPI´s, pois, pensa somente no dinheiro que vai entrar a mais no seu salário, para sustentar sua família.

O SUS na minha concepção, hoje não tem capacidade, como médicos, para atender acidentes de trabalho, pois a porta de entrada não é nos Postinhos e sim na Santa Casa de Misericórdia de Barretos, e a maioria das vezes ,digo,99% das...
tracking img