Biocombustiveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Biocombustivel
Por definição, biocombustível é qualquer combustível de origem biológica que não seja de origem fóssil . Portanto, os biocombustíveis variam de acordo com a matéria prima (cana-de-açúcar, mamona, soja, trigo, milho, cânhamo, canola, babaçu, pinhão manso, lixo orgânico, etc) utilizada e são considerados renováveis.
Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontesrenováveis, proveniente de óleo vegetal ou e gordura animal, que pode ser obtido de diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação e a transesterificação
Cada vez mais o preço da gasolina, diesel e derivados de petróleo tendem a subir. A cada ano o consumo aumenta e as reservas diminuem. Além do problema físico, há o problema político: a cada ameaça de guerra ou crise internacional,o preço do barril de petróleo dispara.
O efeito estufa, que deixa nosso planeta mais quente, devido ao aumento de dióxido de carbono na atmosfera. A queima de derivados de petróleo contribui para o aquecimento do clima global por elevar os níveis de CO2 na atmosfera.
A problemática energética do atual mundo globalizado apóia-se no tripé econômico-ecológico-social.
A produção mundialatualmente atinge patamares elevadíssimos, o comércio internacional torna as nações concorrentes diretas na busca do saldo positivo na balança comercial, e no crescimento do PIB, o que consequentemente, aumenta imensamente o consumo de energia, “Um grupo de 25 dos maiores países do mundo consome 75% de toda energia gasta, enquanto o restante dos países utilizam apenas 25% da energia consumida no total, oeminente fim das reservas fósseis agrava ainda mais a questão

O mundo está passando por momentos de grandes alterações e por um processo de adaptação no que diz respeito às fontes energéticas, com maior foco em investimentos nas energias renováveis, principalmente aquelas utilizadas tanto como uma alternativa aos combustíveis de origem fóssil para transporte, quanto para geração deeletricidade. Diante desse crescente investimento, torna-se imprescindível que os impactos sociais decorrentes da substituição dos combustíveis fósseis para transporte por combustíveis produzidos a partir de biomassa sejam abordados pelas empresas produtoras, bem como regulados e monitorados pelos Governos e sociedade civil. Tal cautela contribuirá para que os benefícios ambientais associados à substituiçãodos combustíveis fósseis por biocombustíveis não sejam prejudicados pelos potenciais impactos sociais negativos

No Brasil, Biocombustível tem compromisso social
Quando criou o programa de biocombustível, o governo brasileiro não se voltou apenas à produção de energia, mas também ao seu viés social – o cultivo das fontes renováveis para produção de energia levaria a rincões distantes aoportunidade de trabalho e renda.
Para reforçar a questão social dos biocombustíveis, temos o caso da Brasil Ecodiesel, uma das maiores produtores de biodiesel do Brasil, que fechou um recente acordo de concessão de terras com o governo do Piauí. A empresa investiu em infra-estrutura, construindo casas para 700 famílias, escola para 1500 crianças, além de postos de saúde. Essas pessoas trabalham nocultivo da matéria-prima e terão garantida a titularidade da terra após dez anos de trabalho, quando termina o período de concessão das áreas para empresa.

É importante que as questões sociais pesem na certificação das empresas e também na valorização do produto final. “É importante mostrar à Europa sobre a preferência em importar um produto com compromisso social.”

Para Semilda Silveira, chefeda Divisão de Estudos Climáticos e Energia da Escola de Administração e Engenharia Industrial, da Suécia, o viés social deve prevalecer em toda a escala de produção da bioenergia. “Tradicionalmente as indústrias têm se preocupado apenas com os produtos finais e não com a parte inicial da produção”, afirmou. Silveira focou sua apresentação na questão do campo, e mostrou a situação da bioenergia na...
tracking img