Saude coletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MODELO DE ASSISTÊNCIA.

Como já sabemos o Programa Saúde da Família (PSF) surge no Brasil como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial a partir da atenção básica, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde. O surgimento do PSF na década de 90, apoiado pelo Ministério da Saúde, reflete a tendência de valorizaçãoda família na agenda das políticas sociais brasileiras. Não é um atendimento simplificado, pelo contrário, é uma expansão da atenção primária à saúde em direção à incorporação de práticas preventivas, educativas e curativas mais próximas da vida cotidiana da população e, principalmente, dos grupos mais vulneráveis.
O PSF se apresenta como uma nova maneira de trabalhar a saúde, tendo a famíliacomo centro de atenção e não somente o indivíduo doente, introduzindo nova visão no processo de intervenção em saúde na medida em que não espera a população chegar para ser atendida, pois age preventivamente sobre ela a partir de um novo modelo de atenção.
“um conceito que estabelece intermediações entre o técnico e o político. Como uma dada concretização de diretrizes de política sanitária emdiálogo com certo saber técnico. Uma tradução para um projeto de atenção à saúde de princípios éticos, jurídicos, organizacionais, clínicos, socioculturais e da leitura de uma determinada conjuntura epidemiológica e de certo desenho de aspirações e de desejos sobre o viver saudável. Modelo, portanto, seria esta coisa tensa, que nem é só política e tampouco só tecnologia”
A partir de 1994, começam aserem formadas as primeiras equipes do Programa Saúde da Família, incorporando e ampliando a atuação dos agentes comunitários de saúde. Já em 1996, com o surgimento das Normas Operacional Básica (NOB – 96) os incentivos são destinados aos Programas de Saúde da Família e de Agentes Comunitários de saúde.
Só pra saber o PSF é uma estratégia que possibilita a integração e promove a organização destasatividades em um território definido. A estratégia de Saúde da família reafirma e incorpora os princípios básicos do sistema Único de saúde (SUS): Universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade.
Portanto, pode-se concluir que se torna necessário oferecer atenção especial para a implantação das equipes do PSF nos municípios, qualificando os profissionais, visando oatendimento integral das famílias, mudando não apenas o local de atuação, mas principalmente a conduta dos profissionais e dos prefeitos e vereadores se, de fato, se querer mudar o modelo de assistência pautada no compromisso ético e político.

Organização do programa.

O Programa Saúde da Família é implantado em todo Brasil com uma importante estratégia para a coordenação da atenção da Saúde.O PSF prioriza as ações de promoções proteção e recuperação da saúde de indivíduos e famílias, de forma integral e continuada. Os profissionais da atenção básica devem ser capazes de planejar, organizar, desenvolver e avaliar ações que respondam às necessidades da comunidade e de articular os diversos setores envolvidos na promoção da saúde. Conhecer o perfil desses profissionais permite adotarmedidas em prol de sua qualificação e melhor desempenho, para uma assistência sanitária mais adequada à população. O Programa saúde da Família é também conceituado como uma estratégia que prioriza as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e da família, do recém-nascido ao idoso, sadios ou doentes, de forma integral e continua.
Objetivo: Contribuir para a reorientação domodelo assistencial a partir da atenção básica em conformidade com os princípios do SUS, imprimindo uma nova dinâmica de atenção nas Unidades Básicas de Saúde, com definição de responsabilidade entre os serviços de saúde e a população.


Objetivos específicos:
• Prestar assistência integral a família na Unidade de saúde e no domicilio;
• Eleger a família como núcleo básico de abordagem no...
tracking img