Satinização de Equipamentos Cervejeiros

1620 palavras 7 páginas
Sanitização de equipamento

Uva vez que seus equipamentos estão limpos, é hora de sanitizá-los. Somente os elementos que vão estar em contato com o mosto após a fervura devem ser sanitizados: fermentador, tampa, airlock, rolha de borracha, recipiente de hidratação/ativação da levedura, termômetro, funil e sifão. As garrafas também devem ser sanitizadas. Há dois modos de sanitização: por produtos químicos e por aplicação de calor. Caso sejam usados produtos químicos, a solução pode ser preparada no próprio balde fermentador, imergindo ali todo o equipamento. O uso de métodos de sanitização por calor depende das características do elemento a ser sanitizado.
Sanitizantes químicos
Água sanitária
O desinfetante mais econômico se consegue adicionando uma colherada de água sanitária em 4 litros de água. Imergir todos os elementos por 20 minutos, e deixar secar. O enxágüe não é absolutamente necessário nesta concentração, mas é bastante aconselhável fazê-lo, com água fervida, para evitar que fiquem resíduos de aroma de cloro.
Star San
Star San é um desinfetante ácido dos mesmos fabricantes do PBW e foi desenvolvido especialmente para a limpeza de equipamentos cervejeiros. Requer somente 30 segundos de contato e não é necessário enxaguar. Diferentemente de outros desinfetantes que não se enxaguam, o Star San não deixará sabores indesejáveis, ainda que em concentrações maiores que a recomendada. O uso recomendado é de cerca de 30 gramas a cada 20 litros de água. A solução pode ser mantida em um borrifador para ser usada sobre os elementos de vidro que se necessitam com urgência. Este método é tão efetivo quanto a imersão na solução. Além disso, os surfactantes usados no Star San não afetam tanto a estabilidade da espuma da cerveja quanto os usados em detergentes.
Star San é meu desinfetante preferido, exceto nos casos em que convenientemente posso usar a lava-louça. Uma solução do Star San tem uma grande vida útil, e um balde destampado dela se manterá ativo

Relacionados