sapatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Para montar uma fábrica de calçados, o empresário deve lembrar que o setor está vivendo um momento de expansão e maturidade. Os nossos produtos têm capacidade suficiente de competir com o mercado internacional, não só pela beleza e qualidade dos calçados, mas também pela forma em que são produzidos.
Ressaltamos que a forma ou modelo de produção é importante, pois influencia na qualidade e nasvendas, e ainda na decisão do varejista em contratar o fornecimento de calçados.
Mercado de uma fábrica de calçados
Uma pequena fábrica de calçados tem hoje a possibilidade de atuar localmente, e ainda exportar seus produtos. Isso é possível devido às políticas públicas que estão cada vez mais destinadas a atender o mercado calçadista, tanto a pequena empresa quanto a microempresa.
Os calçadosnacionais passam por um momento de profissionalização, qualidade e padronização, pois o destino dos sapatos brasileiros em sua maior parte tem entrada no mercado dos EUA e da Europa. Esses clientes são exigentes, mas o setor calçadista brasileiro tem possibilidade suficiente de agradá-los.
Lembrando que o Brasil conta com uma concorrência de peso, que é a China, que vêm melhorando os métodos deprodução, enquanto o Brasil vem declinando neste sentido. Mesmo assim, é necessário assumir que o setor já esteve em pior situação e tem condições suficientes de agregar valor e competir com o núcleo asiático. Além da China, os outros dois países que encantam consumidores de todo mundo, quando o assunto é calçado, são: Espanha e Itália.
Para os empresários calçadistas, está lançado o desafio:vencer a concorrência chinesa e ainda a espanhola e italiana para obter sucesso em sua fábrica de calçados.
Quando o mercado é interno, ou seja, os calçados são destinados a venda apenas no Brasil, o empresário encontra desafios como competir com grandes empresas de calçados que já se consolidaram no mercado e, por isso, a solução é descentralizar as vendas, exportando para outros estados.
Semprelembramos que exportar para outros países é uma solução quase inadiável para os setores nacionais em calçados e confecções, pois as condições de vendas só dentro do Brasil, por vezes não favorece o crescimento da empresa. Alguns empresários se veem na situação de ter que baixar seu preço para satisfazer o mercado interno, sendo que os custos continuam os mesmos, e até mesmo chegam ao momento debaratearem a produção, comprometendo a qualidade do produto. Então a solução acaba sendo exportar.
Organização do processo produtivo em uma fábrica de calçados
Lembramos que não existe uma estrutura única para a produção de calçados, vai depender do produto e matéria-prima de cada modelo feito na fábrica de calçados.
Por exemplo, se a matéria-prima é o couro, o layout para a produção é um e se amatéria-prima for o plástico ou materiais sintéticos, o layout de produção é outro.
Os calçados femininos também têm propriedades de produção únicas: a estrutura e layout para produção de calçados masculinos e femininos podem ser as mesmas, porém o que muda são os acessórios que podem ser agregados aos sapatos femininos e a tecnologia utilizada com maquinários e equipamentos.
Já os sapatosmasculinos podem ser fabricados de maneira que segue uma linha de produção quase sem variações: o gerente de produção poderá padronizar as variações para que o processo seja mais produtivo em sua fábrica de calçados.
O importante é lembrar que para a produção de calçados femininos e masculinos, o diferencial será tanto a qualidade quanto a capacidade dos empresários produzirem calçados que acompanham amoda e as tendências de compras dos consumidores senão a fábrica de calçados não conseguirá boas vendas.
A produção de calçados terá as seguintes etapas de produção:
•Design ou Modelagem;
•Corte;
•Costura
•Montagem;
•Solado;
•Acabamento
Estrutura de uma fábrica de calçados
A estrutura de uma fábrica de calçados dependerá da quantidade de pares de calçados e do Projeto Inicial de...