Santos dos ultims dias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Santos dos Últimos Dias
|
|
|
|
|
|
|

Os Santos dos Últimos Dias (SUD), conhecidos como mórmons, é um movimento religioso restauracionista iniciado no século XIX nos Estados Unidos da América e liderado inicialmente por Joseph Smith Jr., definido pelos seus seguidores como primeiro profeta desta época.
* |
História
Na primavera de 1820, Joseph (segundo seupróprio relato) foi a um bosque próximo a sua casa e orou para saber a qual igreja deveria unir-se. Em resposta à sua oração, o Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo, lhe apareceram. Joseph escreveu: “Quando a luz pousou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para ooutro: — Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!” Foi respondido a Joseph que não deveria unir-se a nenhuma das igrejas existentes naquele tempo pois estas estavam cheias de ódio e preconceitos que eram abolidas por Joseph Smith.
Em um segundo momento (depois da Primeira Visão), sempre segundo relato de Smith, um ser ressurreto chamado Moroni, que viveu nas Américas por volta do ano 400 depois deCristo, apareceu para Joseph na forma de um anjo, e lhe entregou um livro escrito em placas de ouro, com caracteres até então desconhecidos, a que chamou hieroglifos reformados. O jovem Joseph Smith teria recebido as placas em 1827 [1] e a partir dessa altura ele as teria traduzido para a inglês, dando origem ao Livro de Mórmon, que juntamente com a Bíblia,[2]Doutrina e Convênios e Pérola de GrandeValor é considerado escritura divina para os Santos. O termo mórmon, geralmente usado para referir-se a estes, deriva do nome do profeta Mórmon, que foi um dos autores e compiladores das escrituras que formaram o livro com seu nome.
Durante o período de tradução dos caracteres, sempre auxiliado por seu companheiro Oliver Cowdery o qual era seu escrivão. Voltou a orar ao Senhor, às margens do rioSusquerrana, e como resposta obteve outra visão. Dessa vez apareceu-lhe João Batista, o qual lhes conferiu pela imposição de mãos, o sacerdócio de Aarão que lhes dava autoridade para batizar. Alguns dias depois lhes aparecereram Pedro, Tiago e João, os quais possuiam as chaves do reino de Deus, transferidas a eles pelo Senhor antes de sua ascensão aos céus, os quais lhes impuseram as mãos e lhesconferiram o sacerdócio de Melquisedeque. Primeira Visão. Em 6 de abril de 1830, com apenas 6 pessoas, conforme o número mínimo exigido pelo lei americana, a igreja foi formalmente organizada. E nesse mesmo ano de 1830, Joseph Smith publicou o Livro de Mórmon, tornou-se o primeiro Élder da Igreja por ele iniciada e denominada A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, isso porquecuidava ser a mesma igreja que Jesus criara quando estava na terra, só que agora Restaurada por um novo profeta chamado e ordenado por Deus, ou seja, Joseph Smith(o próprio) . A mensagem da Igreja conquistou não apenas seguidores como também inimigos políticos e religiosos, pois no inicio do mormonismo, os dirigentes da Igreja se desentendiam com o governo americano e com a ética protestante, dominanteno país no Século XIX.
'Os mórmons se afirmavam como os donos da verdadeira palavra de Jesus Cristo e isso alfinetava o protestantismo', diz John Gordon Melton, professor de estudos religiosos da cultura americana da Universidade de Indiana. "
Segundo B. H. Roberts, um historiador mórmon, para além de motivos religiosos, ele também referiu como motivo da perseguição aos Santos a tendência dosSantos se congregarem numa só comunidade. Após a sua conversão os Santos congregavam-se em locais indicados pelos seus líderes. Essa congregação provocava conflitos com os anteriores moradores devido às diferenças significativas entre essas comunidades, nomeadamente:
* diferenças culturais. Os membros da Igreja eram na sua maioria provenientes de Estados de Leste e do Norte e contrastavam...
tracking img