Santiago calatrava

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“Um dia eu sai para comprar algumas coisas numa livraria em Valência e vi um pequeno livro com cores bem bonitas. Aconteceu de ser sobre Le Corbusier, de quem o trabalho foi uma descoberta pra mim.” Assim o interesse de Santiago Calatrava pela arquitetura surgiu.
Nascido em Valência, Espanha, em 28 de julho de 1951, Santiago Pevsner Calatrava Vall sempre foi fascinado por desenho, escultura edesign. Com oito anos, por vontade própria, foi matriculado em uma escola de artes a fim de desenvolver e enriquecer esse dom, tornando-se um prolífico escultor e pintor. Suas obras artísticas já foram expostas em vários museus ao redor do mundo. Entretanto, o maior evento ocorreu em 1993, quando o Museu de Arte Moderna de Nova York organizou a maior exposição do seu trabalho chamada “Estrutura eExpressão. Com efeito, Calatrava costuma afirmar que a prática da arquitetura combina todas as artes numa só. Em 1974, licenciou-se em arquitetura na cidade de Valência, onde também freqüentou o curso de urbanismo e belas artes. Em Zurique estudou engenharia civil, licenciando-se em 1979 e doutorando-se em 1981.

Dentre os numerosos reconhecimentos internacionais, foi contemplado, em1990, com a “Médaille d’Argent de La Recherche ET de La Technique”, em Paris. Em 1992 recebeu a prestigiosa “Gold Medal” do Instituto de Engenharia Estrutural dos Estados Unidos, bem como a mesma medalha do “American Institute of Architects-AIA/USA”. Em 2005, Calatrava foi premiado pelo Conselho para as Artes do “MIT-Massachusetts Institute of Technology”, incluído entre um dos mais estimadosprêmios das artes concedidos nos Estados Unidos, o que o faz um dos maiores expoentes da arquitetura contemporânea internacional.

Sua carreira foi inicial e largamente dedicada à construção de pontes e estações de trem. Segundo ele, a ponte é um ponto importante da referência em uma cidade e pode ser usada para complementar a paisagem. A grande importância dada pelo arquiteto a projetosarrojados e de grande envergadura deixa claro sua intenção em hierarquizar a arquitetura sobre o urbanismo, porque acredita que pela intervenção com ‘obras públicas’ – pontes, praças e estações – se pode ‘regenerar’ as áreas deterioradas que estão à sua volta.
Nota-se que em seus projetos, ele procura dá continuidade à tradição de engenheiros e arquitetos modernistas espanhóis que incluem Félix Candelae Antonio Gaudí, muito embora seu estilo seja também muito pessoal e deriva primordialmente de numerosos estudos sobre o corpo humano e o mundo natural, o que dota suas obras de conotações organicistas e surrealistas. É tanto que alguns admiradores desse arquiteto afirmam que o conhecimento da natureza e do ser está no coração do seu trabalho, evidenciando a ênfase dada pelo arquiteto aoconhecimento da anatomia humana e as peculiaridades que envolvem tudo que compõe o meio ambiente.
“Ele combina luz, ar e elegância estrutural com força”, ressalta Joseph Seymour, autoridade portuária de Nova York.

Outro ponto marcante de seus projetos é a ênfase no uso de soluções tecnológicas com o propósito de dar movimento às suas construções, predominando o valor cinético-dinâmico emcontraposição ao tradicional imobilismo das massas arquitetônicas. “É uma arquitetura tecnológica, mas não técnica; é figurativa, sem ser formal, baseada no movimento, na transformação, na adaptabilidade.”
Autor de diversos projetos emblemáticos na segunda metade do século XX, ainda assim é difícil estabelecer um perfil da arquitetura de Calatrava tendo em vista a sua complexidade e heterodoxiairredutíveis a fórmulas. Ele declara que é necessário compreender a arquitetura como um processo material capaz de suportar formas variadas. A força da gravidade, o peso e o contrapeso, a tensão e a compressão são suficientes para transformar um`simples brinquedo` em uma máquina: a engenharia a serviço da expressão. Há uma combinação de presença visual marcante com o conhecimento tecnológico, o...
tracking img