Sandro botticelli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alessando di Mariano di Vanni Filipepo, mais conhecido como Sandro Botticelli, nasceu na Itália em uma época conhecida como Renascimento. O apelido “Botticelli” foipregado a ele é porque Botticella significa pequeno barril em italiano, e esse apelido lhe foi empregado pois Botticelli era “gordinho”.
O artista aprendeu a pinturaainda muito jovem, e por isso se diferenciou dos demais artista de sua época, que viam a arte apenas como uma ciência. Em suas obras, Botticelli revelava beleza e a harmoniada natureza.
Em um de seus quadros mais famosos, o Nascimento de Vênus, é mostrado a criação da deusa da beleza e do amor. Onde Vênus surge do mar e é levada parauma pelos deuses gregos dos ventos e recebida na terra por uma ninfa, que é a deusa da floresta. O quadro foi pintado aproximadamente em 1485, e a tela mede 172,5 x 278,5cm.

Em 1481, esteve em Roma, para participar dos trabalhos na Capela Sistina, onde pintou os frescos As Provações de Moisés, O Castigo dos Rebeldes e A Tentação deCristo. Em 1505, fez parte do Comitê Florentino, organizado para decidir onde seria colocado o Davi de Michelangelo. Na temática religiosa destacam-se também SãoSebastião (1473) e um afresco sobre Santo Agostinho. Na década de1490, quando os Médici foram expulsos de Florença, Botticelli passou por uma crise religiosa e tornou-se discípulodo monge beneditino Girolamo Savonarola, que pregava a austeridade e a reforma, mas Botticelli jamais deixou Florença. Nessa nova fase destacam-se: A NatividadeMística (década de 1490), e A Crucificação Mística (c. 1496). Todos expressam intensa devoção religiosa e representam certo retrocesso no desenvolvimento de seu estilo.
tracking img