samae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Aquecimento do ar atmosférico
UNIVERSIDADE DE UBERABA
ALESSANDRA MARIA RODRIGUES

PRÁTICA II: Aquecimento do ar atmosférico

UBERABA-MG
2013
UNIVERSIDADE DE UBERABA
ALESSANDRA MARIARODRIGUES

PRÁTICA II: Aquecimentodo ar atmosférico

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências da disciplina de Operações Unitárias da Indústria Química II, do 6° períododo curso de EngenhariaQuímica.

Orientador: Dr José Roberto Delalibera Finzer

UBERABA-MG
2013
Introdução

A umidade absoluta do ar quantificada em massa de água/ massa de ar seco pode serquantificada pela Equação (1),sendo T, Tw e Yw, a temperatura de bulbo seco do ar; a temperatura de bulbo úmido do ar e a umidade absoluta do ar saturado na temperatura de bulbo úmido, respectivamente.Yw é obtido de tabelas parao nível do mar e para outras situações pode ser calculado.
Y=2501-2,381.TW.YW-(T-TW)2501+1,805.T-4,186.TW

A umidade absoluta do ar, também, pode ser quantificada pelaEquação 2
Y=0,62198.pvP-pvSendo pv a pressão parcial da água no ar e P a pressão “atmosférica” local e pvs a pressão parcial da água no ar nas condições de saturação, a qual é igual à pressão de vaporda água natemperatura do ar seco.
Utilizando a Equação (1) calcula-se a umidade absoluta do ar. Com o valor de Y calcula-se pv usando a Equação (2).

A umidade relativa do ar, ∅ , é calculadapela Equação (3),sendo pvS a pressão de vapor da água na temperatura de bulbo seco do ar:
∅=pvpvs

Volume específico do ar

Nos cálculos de umidificação utilizando-se conceitos de psicrometria,frequentementenecessita-se conhecer o volume específico de misturas ar-vapor de água, usando como base de cálculo 1 kg de ar seco. Aplicando-se a lei dos gases perfeitos tem-se (TREYBAL, 1981):V=YMv+1Ma.RTP
Sendo: v(m3/kg as); MvMa são as massas moleculares do vapor de água e do ar, respectivamente; T é a temperatura (K); P é a pressão em N/m2 (Pascal); R é a constante dos gases, sendo igual a...
tracking img