Salmo126

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Salmo 126
 
Provavelmente, o salmo se refira à volta do exílio da Babilônia, fato memorável da história do antigo Israel, narrado no livro de Esdras. O contexto nos ajuda a entender o salmo, mas seu significado aplica-se ao alívio de qualquer situação aflitiva, o que inclui os que amam a Deus; nós também, em nosso país e em nossa casa, podemos estar na condição de exilados ou de ex-exilados.Muitas vezes em nossas vidas, "a alegria parece morar no passado, porque o presente é feito só de lágrimas". Podemos estar exilados de Deus e voltar para Ele.
 
1. Precisamos celebrar as nossas libertações (versos 1-3)

O poeta olha para o seu presente e talvez se aflija (como parece indicar o verso 4: "restaura-nos"). Então, olha para o passado do seu povo e fica extasiado diante do que Deusfez. Ele diz que a libertação (a volta para casa) foi tão esperada (esperada, porque desejada) e tão inesperada (inesperada, porque não dependeu das ações das pessoas, mas da providência de Deus) que pareceu um sonho, algo irreal.

Precisamos da memória da nossa libertação. Precisamos cantar a nossa libertação. 
O poeta bíblico celebra a libertação, comparando-a a um sonho.

Precisamos saberque a nossa libertação pareceu um sonho, de tão extraordinária, mas aconteceu de fato. Se ainda nos parece um sonho, precisamos acordar do sonho. E às vezes demora percebermos o que Deus fez. Acostumamos tanto em pedir que, quando Deus faz, não acreditamos, como se estivéssemos anestesiados. Muitas vezes, precisamos de um tempo para a restauração plena após a vitória. De um tempo para despertar dosonho da vitória. De um tempo para o coração se acostumar com a nova realidade. De um tempo para o corpo se tranqüilizar.

Também precisamos sonhar a com a nossa libertação. São os sonhadores que preparam as grandes mudanças. Não há mudança sem desejo. Não há mudança se alguém não a sonhar. Nossas vidas não mudam se não sonhamos em muda-las.
 
2. Precisamos continuar orando para que a ação deDeus seja plena (verso 4)
 
 
O poeta, depois de agradecer a libertação, pede restauração.Por que?
Será que ele não tinha ainda se acostumado com a vitória?
Será que ele ora por aqueles que ficaram na Babilônia, logo em dificuldade ainda (como sugeriu Atanásio de Alexandria, no século 4)?

Não: ele sabe que o Deus que agiu no passado agirá no presente. Por isto, sua oração é para que Deuscomplete o que começou a fazer ou que faça de novo, embora em outro contexto. É um pedido por plenitude.

"Restaura-nos" é oração de quem se volta para Deus, depois de estar exilado. "Restaura-nos" é oração de quem confia por ter visto a libertação. "Restaura-nos" é oração de quem reconhece que precisa de Deus. "Restaura-nos" é oração de quem olha para o seu problema e vê a solução que Deusprovidencia, como já fez no passado. "Restaura-nos" é oração de quem sabe que pode desanimar, mesmo depois de tudo o que viu Deus fazer. "Restaura-nos" é oração de quem está certo que não há plenitude fora do amor de Deus. 
 
3. Precisamos semear, mesmo em lágrimas (versos 5-6)
 
Semear com lágrimas é semear sem ver a colheita. Não há como semear, senão com lágrimas, porque a semeadura precede acolheita. Ah esta é a ordem: primeiro a semeadura, depois a colheita. Ouço diretores de empresas reclamarem de jovens que já querem começar pelo topo, indo logo para a colheita, sem passar pela semeadura.
Semear chorando é semear sem saber que vai colher, até mesmo contra a esperança de colher, como quem lança pão sobre as águas (Eclesiastes 11.1). Semeia assim aquele para quem plantar faz parte doseu estilo de vida. Não importa se valerá a pena ou não: ele planta. 

Semear com lágrimas é semear colocando no solo o grão que falta para a boca hoje. É passar fome hoje para ter amanhã. É acordar de madrugada, contra a vontade, para estudar, para trabalhar, para preparar a marmita que talvez esteja fria na hora do almoço. É saber que a vida é feita de esforço.

Semear chorando é viver de...
tracking img