Sallmonela

1113 palavras 5 páginas
Salmonella
Salmonellas são bacilos gram-negativos, anaeróbios facultativos, pertencentes à família Enterobacteriaceae. Sua temperatura ótima de crescimento é 37ºC, multiplicam-se na faixa de pH entre 4,5 e 9,5, em atividade de água acima de 0,93 e possuem mecanismos de adaptação a condições ambientais adversas. Produzem ácido e gás a partir da glicose e outros carboidratos e, geralmente, não utilizam lactose e sacarose. São oxidase negativa e catalase positiva e são capazes de crescer utilizando citrato como única fonte de carbono. Geralmente, produzem H2S, descarboxilam a lisina e ornitina e não hidrolisam a uréia. Sua identificação bioquímica presuntiva é tradicionalmente baseada nestas características.
Bactérias do gênero Salmonella são divididas em duas espécies: Salmonella enterica e Salmonella bongori. Salmonella enterica é subdivida em seis subespécies sendo a subespécie I (subespécie enterica) a que apresenta a maioria dos mais de 2.400 sorovares identificados e a que compreende os sorogrupos A a H Cepas dos sorogrupos A, B, C1, C2, D e E causam aproximadamente 99% das infecções em humanos e animais de sangue quente Já Salmonella bongori e as outras subespécies de Salmonella enterica são raramente isoladas de humanos, sendo geralmente isoladas de animais de sangue frio e do ambiente.
Salmonella enterica subespécie enterica sorovares Typhimurium e Enteritidis são os mais envolvidos em salmonelose humana.
Salmonellas estão amplamente distribuídas no ambiente e residem, primariamente, no trato intestinal de aves, répteis, animais de estimação e de criação para o consumo, e de humanos. A transmissão de salmonelas ao homem ocorre, geralmente, pela ingestão de alimentos ou água contaminados. As fontes mais comuns de salmonellas são carnes, principalmente de frango, leite e ovos. Além destes, diversos alimentos podem ser envolvidos na transmissão, sejam eles crus, insuficientemente processados, mal cozidos ou que sofreram contaminação cruzada.
A grande

Relacionados

  • sallmonela
    389 palavras | 2 páginas
  • microbiologia do suco de maracuja
    2644 palavras | 11 páginas