Salao de beleza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMOS DAS MONOGRAFIAS 2009-2


Orientador: Mônica Machado

A preocupação do Homem com a beleza e o bem-estar sempre esteve presente na história da humanidade. Entretanto, o hábito de cuidados pessoais e cosméticos sempre foi exclusividade feminina.
Há algumas décadas, esse cenário começou a mudar no Brasil e no mundo. A evolução da sociedade, a liberdade de pensamento, os novos papéisatribuídos à mulher e o deslocamento do papel do homem na sociedade possibilitaram essa mudança.
Assim os homens se tornaram mais vaidosos e preocupados com a aparência e passaram a exigir produtos que atendessem às suas necessidades. A Indústria de Cosméticos, que, até então, tinha como único alvo o público feminino, começou a enxergar o potencial de consumo masculino e investir nesse novosegmento.
Dentro do contexto brasileiro, o trabalho é uma análise desta indústria e das estratégias adotadas por ela diante da oportunidade em evidência.



Com que roupa (de baixo) eu vou? Campanha publicitária para o Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo.



 Orientador: Luis Mario Costa Martins

 Formado por mais de 900 empresas e representante de uma parcela significativa do mercado deprodução de lingerie no Brasil,  o Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo é um importante centro econômico para o estado do Rio de Janeiro. Este trabalho tem como objetivo o planejamento e a criação de uma campanha publicitária, descrevendo e analisando cada momento deste processo, até a apresentação do material de comunicação criado. O objetivo de comunicação determinado para orientar a campanha visasensibilizar o consumidor carioca, por meio da divulgação do Pólo de Moda Íntima - aqui representado pelo SINDIVEST (Sindicato do Vestuário de Nova Friburgo). Dessa forma, espera-se que o público-alvo (os consumidores da capital do Rio de Janeiro) escolha os produtos desenvolvidos pelo pólo, em detrimento das outras marcas de lingerie. Isto geraria uma maior demanda por estes produtos, estimulando arede varejista e grandes magazines a aumentarem seus estoques referentes aos produtos desta marca.










Sustentabilidade e o comportamento do consumidor – estudo do caso Natura




Orientador: Ilana Strozenberg
 
O objetivo do presente trabalho é compreender o conceito de sustentabilidade que, a partir da aceleração de grandes crises mundiais, crescentelimitação dos recursos naturais e agravamento do cenário social e mercadológico mundial, entra em voga como alternativa para o desenvolvimento. A pesquisa tem como objetivo central compreender como a ideia de sustentabilidade é entendida tanto pelas corporações que a utilizam em seu discurso, quanto pelos consumidores que podem ser influenciados por ele e refletir sobre a alternativa do consumoresponsável como impulsionador de uma política de desenvolvimento. Para isso, é feito um estudo do caso do reposicionamento da marca Natura e uma netnografia com consumidores da marca através de redes sociais.




A Web 2.0 e as novas relações de poder entre consumidor, marca e comunicação

Orientadora: Fernanda de Oliveira Gomes

A Web 2.0 mudou a forma como pessoas se relacionam nos maisdiversos aspectos. Autores renomados, como Pierre Levy, Henry Jenkins e Shirley Turkle, já estudaram e comentaram as tendências advindas do surgimento da internet e da estabilização deste novo cenário, em escala sociológica, antropológica e política. O objetivo deste trabalho é trazer estes e outros conceitos para a realidade do marketing e identificar como as mudanças afetaram as relações entremarca, consumidor e comunicação. São utilizados diferentes autores e teorias de diversas áreas para sugerir um modelo que auxilie na compreensão de profissionais da área de comunicação e marketing sobre as novas prerrogativas e a dinâmica social das relações de consumo mediadas pela internet. Ao final, o trabalho retoma alguns cases essenciais para por em prova o modelo sugerido, aproximando...
tracking img