Safistafçao dos utentes no sector publico e privado

1005 palavras 5 páginas
Disciplina: Investigação II

Tema: Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados nos idosos dependentes

09 de Novembro de 2011
Tema: Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados nos idosos dependentes

Questão de Partida: Qual o papel que a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados exerce sobre os idosos dependentes a nível hospitalar?

Palavras-chaves: idoso dependente; Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados; hospital

Objectivos de Investigação: ➢ Saber a utilidade desta rede para a população idosa ➢ Identificar as vantagens e desvantagens e a utilidade que esta rede tem na vida dos idosos dependentes ➢ Compreender a perspectiva dos idosos em contexto hospitalar acerca da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados ➢ Identificar a evidência empírica da questão de investigação.

Questões Orientadoras:

➢ Qual a imagem social que os idosos têm acerca das RNCCI?

➢ Qual a utilidade das RNCCI para os idosos dependentes?

➢ Quais as vantagens e desvantagens das RNCCI?

Justificação do tema:

Portugal iniciou o processo de criação da Rede Nacional de Cuidados Continuados – RNCCI, com o programa de XVII Governo Constitucional, que define como meta a instauração de Políticas de Saúde e de Segurança Social integradas no Plano Nacional de Saúde 2004-2010 (Portugal. Ministério da Saúde – DGS, 2004).
O Decreto-lei nº101/2006, define os Cuidados Continuados Integrados como “um conjunto de intervenções sequenciais de Saúde e/ou de apoio social, decorrentes de avaliação conjunta, centrados na recuperação global entendida como o processo terapêutico e de apoio social, activo e contínuo, que visa promover a autonomia, melhorando a funcionalidade da pessoa em situações de dependência, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social”.
Segundo Tavares e Silva (2010), uma barreira existente no cuidado à pessoa idosa está relacionada com a

Relacionados