sadddddddsad

287 palavras 2 páginas
Metáfora
A metáfora é uma figura de linguagem que consiste na alteração do sentido de uma palavra ou expressão, pelo acréscimo de um segundo significado, quando entre o sentido de base e o acrescentado há uma relação de semelhança, de intersecção, isto é, quando apresentam traços semânticos comuns. (uma comparação)
EX: 1) Seu coração é de pedra. 2) Seus olhos são como luzes brilhantes.
Metonímia
A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido.
EX: 1) Espécie pelo indivíduo: O homem foi à Lua. ( Alguns astronautas foram à Lua.) 2) Os mortais pensam e sofrem nesse mundo. ( Os homens pensam e sofrem nesse mundo.)
Personificação
Consistem em atribuir ações ou qualidades de seres animados a seres inanimados, ou características humanas a seres não humanos.
EX: 1) As pedras andam vagarosamente. 2) Chora, violão.
Ironia
Consiste em dizer o contrário do que se pretende ou em satirizar, questionar certo tipo de pensamento com a intenção de ridicularizá-lo, ou ainda em ressaltar algum aspecto passível de crítica. A ironia deve ser muito bem construída para que cumpra a sua finalidade; mal construída, pode passar uma idéia exatamente oposta à desejada pelo emissor.
EX: 1) Como você foi bem na última prova, não tirou nem a nota mínima 2) Lucas é esperto, esperto feito uma samambaia de plástico!

Aliteração
Consiste na repetição de consoantes como recurso para intensificação do ritmo ou como efeito sonoro significativo.
EX: 1) O rato roeu a roupa do rei de Roma. 2) Três pratos de trigo para três tigres tristes.

Relacionados