Sad sistema de apoio a surporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIBAHIA
FACULDADES INTEGRADAS IPITANGA

SAD
SISTEMA DE APOIO A DECISÃO

LAURO DE FREITAS-BA
2012

UNIBAHIA
FACULDADES INTEGRADAS IPITANGA









Caroline Menezes
Diogenes Santana
Eliane Santos
Jaiane Menezes

Trabalho apresentado para avaliação nadisciplina informatica ,
do curso de Graduação em Administração 2012.2, ministrado
pelo Professor Evandro Duarte.

LAURO DE FREITAS
2012

Sumário
Introdução 3
Sad4
A historia do sad5
Conceito de sad6
Caracteristica de um sad7
Subsistema......................................................................................................................................9Componentes de um sad................................................................................................................10
Tipos de sad11
Conclusão13

1 Introdução

Quando falamos de Sistemas de Apoio à Decisão (SAD), está implicita a idéia de tecnologia, mais concretamente, do surgimento dos computadores.
Não podemos dissociar que, com o surgir dos computadores, surgiram também modeloslógico matemáticos para programar estas complexas máquinas.
Ou seja, a evolução do computador tem tanto de tecnologia como de investigação computacional e de teoria programação. Foi no início dos anos 60 que os investigadores começaram estudar a utilização de modelos quantitativos computorizados para o apoio à decisão.
Um sistema de informação é parte integrante das organizações, pois transformandoinformação em conhecimento auxilia no cumprimento desde tarefas rotineiras e simples até as não rotineiras e complexas.Por que o SAD é bom para mim ou para minha organização? Porque nos ajuda a decidir bem e usar tudo que temos a nosso favor como a tecnologia e as técnicas avançadas e também nos proporciona a compreensão do mundo que nos rodeia é bom para a organização, pois possui cada vez maisdados e mais capacidade de armazenamento e processamento.
SAD são as memórias coletivas que automatizam os procedimentos, melhora as decisões e ajuda a prever o futuro.

1.2 Objetivos
A finalidade é conhecer os processos do Sistema de Apoio a Decição SAD principalmente,como funciona,

2 SAD
São todos os intervenientes na tomada de uma decisão, desde a extração de dados, passando peloarmazenamento, uso de modelos, interface e até o próprio utilizador.
Estes sistemas foram criados com o intuito de servir de adjuntos às pessoas que realizam decisões importantes, de maneira a expandir as suas capacidades, mas sem substituir as suas decisões.
Sistemas de Apoio à Decisão são usados em decisões, em que um julgamento é necessário, ou em decisões que não são completamente suportadas poralgoritmos, ou seja é sempre necessário um utilizador para usar estes sistemas, em que este representa o papel mais importante.

3 A História dos SAD

Conforme se pode confirmar pelo artigo publicado pelo Mestrando Rui Norte no seu Blog, os modelos e tecnologias caminharam lado a lado, até que, em 1964, surgiu o sistema SIG, por intermédio da IBM.
Este Sistema de Informação de Gestão, fornecia aosgestores relatórios periódicos e estruturados sobre dados contabilísticos e processos de transacções. Não havia a possibilidade de interacção entre o sistema e o gestor, para apoiar a tomada de decisão.

A evolução dos sistemas de apoio à decisão depressa se libertou desta estruturação rigida e caminhou no sentido não estruturação dos SAD.

Após o aparecimento dos Sistemas de Gestão de Base de DadosRelacionais (SGBDR), nos anos 80, surgiram os primeiros EIS. Os Executive Information Systems (EIS) eram essencialmente interfaces com informação predefinida de apoio à decisão, que os gestores tipicamente queriam ver posta num formato visual intuitivo.

No início dos anos 90 surgem as primeiras soluções de Data Warehousing e OLAP, como resposta às limitações dos EIS, permitindo aos SAD, uma...
tracking img