sacdxsa

1922 palavras 8 páginas
AULA 05. PLANEJAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL
1. PLANEJAMENTO

É um processo desenvolvido com o objetivo de alcançar uma determinada situação almejada, de modo mais eficiente e eficaz, otimizando esforços e recursos (humanos, materiais, financeiros e informacionais) existentes na organização.
Para isso, existem diversos níveis de planejamento praticados por uma organização.
O planejamento é um processo gerencial, ou seja, pensar em planejamento significa, portanto, pensar em gerenciamento.

CARACTERÍSTICAS
NÍVEIS
TIPO
Objetivos e Metas
Estratégico
Planejamento Estratégico
Meios para atingir os objetivos e as metas
Tático
Planejamento Tático
Métodos operacionais e alocação de recursos
Operacional
Planejamento Operacional

Todos os três níveis se relacionam com objetivos da organização e se diferenciam em termos de amplitude (espaço organizacional) e de horizonte (tempo).
Planejamento estratégico
Tratam de objetivos globais e amplos, da organização como um todo, e definidos no longo prazo, isto é, entre dois a cinco ou mais anos pela frente. (Ex.: aumento do retorno sobre o investimento dos acionistas.)

Planejamento tático
Planeja a médio prazo e abrange cada unidade específica da organização. Traz, geralmente, objetivos divisionais ou departamentais relacionados com as áreas de produção, finanças, marketing e de recursos humanos da organização. (Ex.: Aumentar a qualidade das peças produzidas)

Planejamento operacional
É o mais específico e também o de curto prazo, voltado para a execução das operações quotidianas da organização referem-se geralmente a cada tarefa ou operação especificamente. (Ex.: Admitir 3 inspetores da qualidade e incentivar novas ideias para diminuir falhas na produção)

M I S S Ã O

Eles são interdependentes: o plano estratégico para ser implementado precisa se desdobrar em planos táticos e operacionais. Estes dois precisam do plano estratégico para evitar que conflitem, para dar uma direção única,

Relacionados